Pois é, hoje foi dia de sementeira.
Algo que para mim é um grande desafio, nunca sabendo o que se vai passar a seguir.
Cada semente é senhora de si, caprichosa na sua vontade, mas também agradecida a quem a trata bem.
Desta vez semeei Canarina canariensis, uma planta endémica das Canárias
O nosso clima é um pouco duro para esta planta de climas mais amenos, mas pode ser que se dê bem por cá.
As sementes encontram-se envoltas na polpa suculenta da cápsula.Esta polpa funciona como agente inibidor da germinação, o que a protege para que não germine fora da sua época. A muitas sementes sucede isto, sendo que algumas germinam após as chuvas, outras depois de serem comidas por animais. Neste caso, fui eu que as limpei dessa polpa. Depois de as ter retirado de dentro da cápsula, mergulhei-as em água, mudando a água de seguida.Depois de umas horas de molho, semeei-as numa mistura de terra e areia, devidamente humedecida.
Não vou cobrir as sementes, limitando-me a manter a terra humedecida e num sitio onde não hajam oscilações significativas de temperatura.
Daqui a mais ou menos um mês, se tudo correr como esperado, já devem estar a nascer as pequenas Canarinas.
9 comentários:
Hoje também andei de volta do canteiro a semear aromáticas. Vamos lá ver o que de lá vai sair :)
Olá!Passei para deixar o meu novo endereço, porque estive a fazer umas mudanças, e o meu novo endereço é www.ocantinhodaservas.blogspot.com ;). Iniciei-me há pouco tempo nestas áreas com uns bolbos que trouxe da Madeira..vamos a ver no que dá
Tb tenho andado a semear, mas por agora tirando as horticolas não tenho tido muita sorte. Das sementes q te dei nasceu alguma coisa? aqui nada...nem tulipas nem iris nem nada :-(
Ameixa, sabe tão bem semear, não sabe? Mas melhor ainda é quando aparecem as pequenas plantinhas, e as vemos crescer.
De horta só tenho coentros (adoooooro coentros) e salsa, mas quero ver se faço uma pequena horta, a minha mãe já me falou nisso este fim de semana.
Miguel, já lá vou fazer uma visita. Que bolbos compraste na MAdeira?
Gintoino, com o tempo foste ganhando gosto pela horta, e tem sido muito interessante ver a tua dedicação à horta e a tudo o que lhe diz respeito. Nesse tempo, conseguiste um jardim de pouca manutenção, e assim consegues dedicar-te mais à horta, que precisa de muito do nosso tempo.
Das sementes que me enviaste nasceram as Tulipas, que demoraram uma eternidade em germinar, e que já estão a secar, espero que no outono voltem a brotar. Também nasceram os Iris planifolia, tenho umas 4 ou 5 plantinhas bem bonitas.
Os Muscari estão a ganhar sementes, ah, e as Scillas, lembraste? Estão umas senhorinhas;)
Tempos dificeis sem chuva, com calor e agora uma vento gelado...nem sei se devo semear ou esperar.
Miguel, parece que estes são os tempos que temos agora, já na primavera passada fez imenso vento. Penso que vamos ter que nos habituar, por muito que isso nos custe.
Este fim de semana foi terrível, rajadas de vento que levavam tudo à frente, e as temperaturas baixaram muito, há pouco estavam
11º.
Talvez devas semear, pois se demoras muito, depois vem o calor e aí já é mais dificil. Dá-lhes alguma protecção do vento e vais ver que corre tudo bem.
Bjca
Olá crix! trouxe uma orquídea, nem sei se aquilo se pode considerar um bolbo, trouxe também beladona, agapanthus e outra q n me lembro bem do nome
Hola Cris, suerte con tu semillero, un abrazo bien gordo ;-)
Miguel, quando começarem a crescer coloca no teu blog para ver se as identificamos.
Bjca
Juanillo, desa vez es que es Canarina, jeje. Cada vez que me acuerdo de mi confusion me da una verguenza, jeje.
Yo vos voy poniendo al dia en cuanto al semillero.
Bs
Enviar um comentário