E as Lachenalias já estão crescidotas.
Gosto desta planta pelas suas bonitas e invulgares flores, mas também pela sua folhagem.
Também tenho outra variedade com as folhas só em verde.
Fui descobrir esta planta num daqueles lugares à beira da estrada onde vendem frutas. Nesse sitio também têm umas quantas plantas que a dona cultiva e tem à venda. Por um valor muito baixo comprei um vasinho com um só bolbo. Passado pouco tempo deu flor e fiquei fascinada. Voltei a esse sitio e perguntei se tinha mais bolbos desses para vender. Disseram-me que sim, mas que só dali a uns meses. Passados esses meses voltei lá e vim para casa com outro vaso com mais bolbos.
Às vezes encontramos estas plantas onde menos esperamos.
Há dias sucedeu-me algo parecido, mas desta sem não fui bem sucedida. Num sitio onde vendem churrascos, fomos saber os preços, e havia muitas plantinhas aqui e ali. Qual não foi o meu espanto quando vi um Haemanthus albiflos em plena floração. Nunca tinha visto um ao vivo, e estava debaixo de uma bancada, para ali atirado, num pote de ceramica (nem devia ter orificios de drenagem!), sem cuidados nenhuns, e mesmo assim em flor. Perguntei se mo vendiam, mas a resposta, para meu desalento, foi negativa. Ainda insisti mais uma vez, mas foi igual. É uma planta que procuro há muito tempo, sempre sem conseguir. Nunca pensei vê-la por cá, e isso é sinal de que se dará bem, por isso vou continuar a procurá-la. Se alguém tiver uma planta destas, lembrem-se de mim.
10 comentários:
Hola Cris aprovecho esta entrada para desearte feliz Navidad y felices fiestas. Un saludo
Hola Juanillo, muchas gracias. Tambien para ti Feliz Navidad y felices fiestas.
bs
Ola Cris. Não conheço essas plantas, tou desejosa de ver como são! :)
Tenho um desafio para ti lá no meu blog, passa lá! :)
Vou ficar atento a essas plantas!
Entretanto, respondendo à pergunta que me deixaste no meu blog. Eu vendo Tillandsias na minha loja. Tenho 4 ou 5 espécies diferentes agora.
:-)
Zé
Miré en el google el haemanthus, porque no lo conocía,y es una flor realmente bella, espero que la consigas, yo por aquí tampoco la ví nunca,
veo que tú jardín va tomando forma.
Un beso muy grande
As Lachenalias são uma festa quando estão em flor!
Olha, não querendo ser desmancha-prazeres, temos que ter algum cuidado com as easy-growing de climas semelhantes ao nosso. Encantam-nos com a sua beleza e depois não nos conseguimos ver livres delas! Foi assim que a Oxalis pes-caprae nos seduziu e agora é invasora. Claro que não tenho nenhuma informação sobre a Haemanthus albiflos e posso estar a levantar suspeitas sobre uma inocente!
Tenho a ideia que existe uma semelhante na nossa flora, ainda hei-de procurar no blog da Crix.
Olá de novo! Não conhecia a planta de que falas, mas inspirada pelo dueto Clã/Sérgio Godinho prometo que a vou procurar nos próximos tempos.
Entretanto passa pelo meu cantinho pois comecei a publicar as primeiras fotos dos meus orgulhos invernais (ui, primeiro que eu visse como se fazia a submissão de imagens, foi um sarilho...).
Um chá e uma flor, Teresa
Margarida, são muito bonitas.
Curioso, a outra de folhas verdes simplesmente já tem uns botões florais. Qualquer dia temos flores;)
Obg pelo desafio.
Green, sabes quais os nomes das Tillandsia que tens? è para ver no google as flores que dão;)
Maca, muy a despacio el jardin se va ganando forma. Es dificil porque estaba tudo muy "asilvestrado", pero lo habemos de conseguir;)
Jardineira, realmente algumas plantas invadiram os campos de tal maneira que é de pensar duas vezes. Quanto ao Haemanthus não creio que seja dessas, tenho outra planta parecida e ainda não se reproduziu (só deu uma sementinha este ano).
Teresa, também gosto muito dos Clã, e o dueto que fizeram com o Sérgio Godinho está fabuloso.
Um Feliz Natal, cris. Vejo que continuas toda empenhada nas tuas flores lindas. Beijos. mil beijos.
Querida Anete, Feliz Natal para ti também, cheio de saúde, paz e amor.
Bj
Cris
Enviar um comentário