Páginas

" Se não houver frutos, valeu a beleza das flores;
se não houver flores, valeu a sombra das folhas;
se não houver folhas, valeu a intenção da semente"
Henfil

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Novos Hippeastrum2


Os novos Hippeastrum cá da casa continuam a crescer felizes e contentes.
Já ganharam a segunda folha, que na realidade, é a primeira folha verdadeira.
Numa das plantinhas já vi um pequeno bolbo (estava ligeiramente destapado), mas quando tirei a foto já o tinha coberto com um pouco de terra.
Não parece que o frio as esteja a afectar, e apesar de ser altura de entrarem em periodo de repouso, ainda estão cheias de vontade de crescer.

17 comentários:

Rose disse...

Cris, essas são as sementes que estavam lhe deixando anciosa demais??????

Juanillo disse...

Vaya mano que tiene para las plantas mi niña... que bien... un saludo y felices fiestas

Espaço do João disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Espaço do João disse...

Olá Cris.
Então,as fedorentas já puseram a cabeça ao sol?Espero bem que sim mas, não desespere porque com todo este frio podem estar bem aconchegadinhas debaixo da terra. Logo que apareçam dê notícias. Tenha uma boa semana e, se puder faça favor de ter um bom Natal. João

CrisB disse...

Rose, não são essas. Estas foram as que semeei no Verão e já cresceram isso tudo.

Juanillo, por donde tienes andado? Que bueno verte de nuevo!
Como estan tus semilleros?

João, ainda não há sinal delas. Deve ser isso, estão no quentinho e não querem vir para o frio. Mas hoje está a chover muito, talvez a chuva as desperte.

Rose disse...

como vão os preparativos para o natal?

MrBrownThumb disse...

Congrats on the seedlings.

CrisB disse...

Rose, como vai você? É verdade, está quase a chegar o Natal.

MrBrownthum, tanks. It's great to see these little plants growing.

Boas festas
Merry Christmas

kate disse...

You have a nice crop of Amaryllis! It won't be long before they are blooming.

I planted two Amaryllis bulbs a few days ago so that they will bloom at a time when it is hard to find anything blooming.

This fall, I brought in an Amaryllis that has several new shoots out. I haven't watered it much but I suspect it wants to die down before flowering again.

Unknown disse...

Como cresceram!!
As minhas mudas de hippeastrum têm tambem duas folhas mas com metade da largura das tuas,são aproximadamente quarenta plantinhas em uma jardineira um pouco maior que a tua, contendo apenas terra vegetal, vai ser necessário replantar as mudas, em recipientes de mais ou menos meio litro, eu guardei copos de iogurte e neles vou plantar uma mudinha em cada copo, farei isto no outono, aqui em abril ou maio, depois elas podem pegar com menos perigo de secar, pois o inverno paralisa o crescimento da planta. As plantas adultas são desplantadas e guardadas ensacadas em lugar longe do sol e umidade. As flores formam-se no inverno e ficam como um feto dentro de sua mãe. Aqui ainda é natal, para vc eu desejo atrasado o feliz natal, a diferença dos 3 fusos horários já deixaram o dia natalício no passado. felicidades e bom ano novo

CrisB disse...

Kate, these Amaryllis are very little, they are babies. maybe in 3 or 4 years I can see their flowers.
The bulbs, if you buy them now, they came forced and will bloom sooner.
It's normal the leaves die now, cut them leaving just 10cm, dont water. Keep looking if the bulb is healthy. It's their dormancy period. In February or March, star watering just a bit, and it will start grow again, and flower in spring.

CrisB disse...

beto, obrigada e retribuo, ainda que atrasados, os votos de um Feliz Natal.
No fim de semana, como estava mexendo em terra, optei por mudar de vaso estes Hippeastrum, pois neste recipiente tinham pouca terra (é muito baixinho). Até hoje, parece que não se ressentiram.
Os bolbos grandes eu deixo na terra, daqui a uns dias vou cortar as folhas que restam e ficam em reposo até ao inicio da primavera.

Não consigo aceder ao seu blog.

Cris

Nelio disse...

Que lindo vê-los a crescer,assim até parece fácil,mas quem espera até vale a pena......

Unknown disse...

eu não possuo blog, eu entro no seu para ver respostas, eu tambem tenho gloxínias, eu escrevi um recado há meses junto com outros 9 de outros amigos. Cris, para contato tápido comigo meu email é roberto.pistelli@terra.com.br eu recebo pelo incredimail, programa de email que pega as mensagens, eu tambem possuo orkut. Eu tenho muitas sementes de hippeastrum que ficarão sem plantio, eu posso dar, posso mandar via carta, basta colocar no envelope e mandar, é mais barato que telefonema, o dinheiro brasileiro segue o Euro, a cotação é um Euro por dois reais e cinqüenta e sete centavos. Eu conheço Tomar,Fátima, a represa de Castelo do Bode, eu conheci Portugal em 2000, perto de Constança Conheci a Insuflar, uma empresa que faz galpões infláveis, empresa de meu irmão, no Brasil ele tem a empresa matriz. Eu quase não consigo voltar ao meu país, adorei Portugal e achei que os oito dias de viagem se foram rápidos demais. O Castelo de Cristo, sito em Tomar, construido pelos templários foi d+, o Almoral estava em obras e fechado para visitação.
Espero que meus hyppeastrum fiquem como os teus logo, antes do inverno. No Brasil não existem mais estações definidas, com muito calor 2 semanas seguida por outra de frio, no Inverno o frio é mais freqüente mas jamais abaixo de cinco graus nem mais que vinte.
No verão o calor é pouco mais que no inverno e o frio quando tem é com chuva e 15 graus, máximo 35.
Minha gloxínia deu algumas flores e outros vasos deram fungo e as plantas morreram, o bulbo continua vivo, dá só na parte aérea, prazer em te rever e gostei da resposta, eu vi que ainda era natal em Portugal, logo ainda tinha meia hora para dar o feliz natal, o ano novo que te seja feliz.

CrisB disse...

Nélio, pois é, temos que esperar e muito. Mas penso que vai valer a pena.

Beto, que bom que gostaste deste nosso cantinho à beira mar plantado. Apesar de sermos pequeninos, somos muito concentradinhos, eheh, temos sitios lindos para se visitarem.
Já te enviei um email.

Danil disse...

para conseguir que as minhas dessem flor foi um caso sério, e por fim só deram uma flor minuscula. como conseguiste? é uma planta de sombra ou de luz.

CrisB disse...

Danil, obrigada pela visita.
Estas plantas, em estado adulto, devem ser privadas de água no Inverno e começar a regá-las no inicio da Primavera. Não se deve tê-las à "chapa" do sol, o ideal é apanharem o sol da manhã e alguma sombra à tarde.
Estas plantinhas da fotografia, nasceram o ano passado de semente, ainda são "minúsculas" e só daqui por 3 ou 4 anos é que darão flor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...