Páginas

" Se não houver frutos, valeu a beleza das flores;
se não houver flores, valeu a sombra das folhas;
se não houver folhas, valeu a intenção da semente"
Henfil

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Primeira Flor

A primeira flor de Canna Indica deste ano. Deram-me uns rizomas o ano passado, por altura do Verão, mas como é uma planta super resistente, aguentaram-se bem com a mudança de terra e de clima (saiu de uma povoação à beira mar plantada para vir para umas centenas de Kms de distância, onde o calor é muito mais seco e o vento mais devastador). Não lhe tenho dado grande atenção, até porque está numa parte do jardim que só lá vou de vez em quando. Há dias fiquei admirada com esta flor, não a esperava já.
Uma curiosidade sobre os seus nomes populares: No Alentejo chamam-lhe Milhos, na Madeira Bananilhas, cá não lhe conheço nenhum nome popular (vou averiguar).

4 comentários:

gintoino disse...

Plantas muito resistentes as cannas, e de uma beleza extraordinaria. Tenho uma num vaso e embora não lhe dispense grandes cuidados volta todos os anos com as suas grandes folhas verdes debruadas a vermelho (acastanhado) e as suas florinhas vermelhas ( a minha é uma variedade cultivada pela beleza das folhas mais do q pelas flores que são pequeninas e vermelhas - aprecio mais as cannas com folhas ornamentais do que as q têm grandes flores)

teresa g. disse...

Não quero assustar, mas estas criaturinhas lindas são um tanto prepotentes sobre as plantas vizinhas! Em poucos anos tomam conta do espaço envolvente. Claro que somos compensados por estas cores magníficas!

Beijo

Paulo disse...

E a foto está linda!

CrisB disse...

Gintoino, há muitas que têm belas folhas.
Jardineira, tens razão, é muito invasora, demais até.
Paulo, obrigada.
Cris

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...