Páginas

" Se não houver frutos, valeu a beleza das flores;
se não houver flores, valeu a sombra das folhas;
se não houver folhas, valeu a intenção da semente"
Henfil

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Altura de descansar


Agora que as Túlipas terminaram a floração, chegou a altura de prepará-las para o merecido reposo.
Para que a planta não esgote os restantes nutrientes a tentar formar sementes, devemos cortar o caule floral, deixando ficar todas as folhas, que vão nutrir a planta até se secarem.

Podemos dar-lhe uma ajudinha a acumular reservas, adubando-as com uma certa regularidade (de 15 em 15 dias) com um fertilizante rico em postássio. Parece contraditório estar a adubar com uma substância que induz a floração, mas essa mesma substância também nutre o bolbo para florir na próxima época.

Quando as folhas secarem completamente, paramos com as regas e a adubação, e deixamos passar mais uma semana ou duas, para a parte que está dentro da terra também ter tempo de secar.

Então, podemos pôr mãos ao trabalho e sacar os bolbos da terra, deixando-os um dia ou dois numa caixa a apanhar ar (sem sol directo), para que toda a terra que está agarrada a eles possa secar e assim conseguirmos limpá-los melhor.

Finalmente, depois de estarem limpos, colocam-se numa caixa de cartão, polvilhados com um pouco de fungicida (eu uso enxofre amarelo), e guardamo-los num local escuro e fresco, não esquecendo de os ir ver de vez em quando, pois pode haver algum bolbo com podridão, o qual tem que ser removido, para não contagiar os restantes.



* Por vezes, ao sacar os bolbos da terra, trazem bolbinhos pequeninos. Se tivermos muita paciência, podemos cuidá-los de igual forma, e daqui a uns anos também darão flor.

3 comentários:

José Santos disse...

Muito útil. Nada maçador.
Thanks!

Isto é que é serviço público!
:-)

anete joaquim disse...

Por acaso, cris!!!! Sabes mesmo da coisa! Obrigada pelas informações.

CrisB disse...

Draco, obrigada pela visita. Volta sempre.

Anete, obrigada pelo elogio, mas eu sei tão pouco! Todos os dias aprendo um pouquinho, vê lá que até já sei o que são Raqueis, eheh.
Bjos
Cris

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...