Páginas

" Se não houver frutos, valeu a beleza das flores;
se não houver flores, valeu a sombra das folhas;
se não houver folhas, valeu a intenção da semente"
Henfil

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Primeira flor de Hippeastrum

Um amigo de longa data criou um blog sobre Hippeastrum, e desde aqui dou-lhe os meus parabéns pela iniciativa.

Dedico-lhe esta flor, a primeira de esta planta. Penso que é uma bonita forma de dar-lhe as boas vindas a este mundo tão fascinante:
Hippeastrum sp.

12 comentários:

Monica disse...

Está precioso...Me encantan los amaryllis, ¡son tan sencillos y requieren tan pocos cuidados en comparación con otras plantas!...


Besos

Sandra disse...

¡Qué preciosidad!
Los míos todavía no han abierto, pero están a punto de hacerlo.
Un abrazo

Sandra Rocha disse...

São maravilhosas.
Parabéns por este belo exemplar :)
Bjs

Ventura disse...

Cris, muito obrigado por la dedicatoria. Estoy seguro de que sin aquellos consejos que me distes para sembrar mis primeras semillas de hippeastrum, no hubiera podido conseguir que llegaran a florecer y poder disfrutar de ellas en estos momentos.

Tu "hippe" SP, es precioso. Espero sacar uno igual con mis cruces y así no tener que pedirte hijuelos. Ja,ja, ja .....

Ventura disse...

Muito obrigado, Cris. Estoy seguro que sin tus consejos no hubiera sido capaz de hacer germinar las semillas de mis "hippes".

La flor de ese Hippeastrum SP es preciosa y percibo en él un componente de H. vitatum. Intentaré sacar uno igual con mis "cruces" y así no tendré necesidad de pedirte un hijuelo. Ja, ja, Ja ...

Un saludo y a ver si se acaban los problemas de Bloger ya que se han borrado entradas y comentarios.

Ana Maria B disse...

São lindas, mas eu prefiro as vermelhas. Talvez porque, quando era pequena, a minha mãe tinha uma varanda cheia de vasos em flor no parapeito. Era muito bonito. Ela chamava-lhes amarilis. Tenho um epífito novo (?) que vou pôr no meu blog, eu não conhecia...

beto pistelli disse...

Cris, aqui no Brasil S.Paulo, seu hyppeastrum está lindo, dos meus um morreu (dos amaryllis flower) e outro deu flores pequenas, o terceiro com flor maior floriu por quatro dias, os vídeos estão no meu youtube, só tem vídeos do amaryllis flower. Nesta semana o inverno vai começar, o frio chegará a 6 graus.
Em maio passado comprei sementes de Gloriosa, a flor nacional do Zimbabwe e nasceu só uma das 10 sementes, secou no inverno e só renasceu quando na jardineira onde está, eu cobri o vaso com um filme de PVC, deixando um espaço de 5 cm pois não enchi totalmente a jardineira, vedada no sol e com muita umidade ela brotou, tirei o pvc e depois ela soltou outro broto e agora o primeiro deles morreu, pois um ramo dura 5 meses e o bulbo ou rizoma fica na terra, o outro ainda está verde e dando energia para a planta viver, ao invés de crescer até 2 metros e ter internós esta crescem as folhas juntas, quase sem internós e as 14 folhas ficaram com altura de 5 cm e no próximo ano florirá, eu ví na internet que as gloriosas dão flores aos dois anos se semeadas.
EM PORTUGAL se for cidade com neve o (s)rizoma(s) devem ser mantidos em vaso dentro de casa para evitar a morte e na primavera plantar no jardim, só manter o vaso molhado.
Não enxarque nem deixe secar demais pois é uma planta da família dos lírios e hyppeastrum mas de gênero muito distante.
bpistelli ( meu nome no youtube )

Galeria de Pinturas disse...

Linda flor!
Isabel Alves

Ana Maria B disse...

Olá Cris.
Vim só corrigir uma coisa que disse já não sei aonde. A minha Hoya está cheia de botões por isso enganei-me quando disse que floria no fim do Verâo. Pelos vistos é agora no fim da Primavera.

Dorisalon disse...

Hola cris bonitos los hippeastrum, pasaré a ver el blog de tu amigo...
Blogger nos está volviendo locos, esperemos que se acaben las incidencias. Un abrazo

CrisB disse...

Ventura, yo solo he dado una ayudita, lo resto fue tu dedicacíon que ha dado tan buenos resultados:-) Ya ves, ahora soy yo que estoy seguindo tus consejos para conseguir hacer florecer los mios:-)

Ana, temos sempre um carinho especial pelas flores da nossa infância...eu lembro-me dos da minha avó, eram brancos raiados de vermelho, e tinham um perfume maravilhoso:-)
Vou ver o seu epifito.

Beto, aqui a Gloriosa não se deu muito bem. Floreceu o primeiro ano, o segundo só vegetou, e ete ano já não existia nada no vaso...

Obrigada Isabel:-) Volte sempre.

Obrigada Deia, vou visitar sim, não prometo que seja hoje, mas um dia destes passo no seu blog:-)Obrigada pela visita.

Ana, mas há uma (pelo menos ainda só conheço essa) que floresce no fim do Verão: é a australis. Mas por estranho que pareça, a minha este ano está quase em flor, não entendo...

Hola Dori, que esta pasando con blogger? No me he enterado...

beto pistelli disse...

Cris, a planta é exigente em sol e creio que no segundo ano o tubérculo não tinha reservas, coloque o vaso no sol, se o tubérculo em forma de um bumerangue não apodreceu, troque a mistura no vaso. No blog Plantas Sonya , brasileiro e que tem ligação com o bolbos em flor ( hiperlink ) a blogueira diz que a planta exige o replantio em mistura nova de terra ou se está no chão, troque o lugar, os blogs daqui dizem que a planta é caprichosa. Esvazie o vaso e com cuidado verifique se o tubérculo, com 5 a 10 cm está vivo e tem outro pequeno perto ( a gloriosa dá cria como outras plantas bolbosas ou bulbosas ). Coloque o vaso em local que tome 4 horas de sol direto. Clima não é impeditivo, pois no Zimbabwe onde são nativas, o clima é semelhante ao de Portugal, mais da ( região do meio ao sul do país) e é planta de clima SUB-TROPICAL.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...