Páginas

" Se não houver frutos, valeu a beleza das flores;
se não houver flores, valeu a sombra das folhas;
se não houver folhas, valeu a intenção da semente"
Henfil

segunda-feira, 14 de março de 2011

Quase, quase...

Cyrtanthus mackenii subsp mackenii 

 

8 comentários:

Juanba disse...

¡ Enhorabuena, Cris!. Ya has comprobado que es una planta muy agradecida, que no requiere apenas cuidados (salvo la protección por heladas nocturnas donde las hubiere)y florece sin problemas.

¿Es más bonito el color en vivo y en directo? ¿y su fragancia, quñe te parece?

Este año nuevamente he intentado que diera semillas, pero ha sido en vano. Incluso he tratado de hibridarla con C. elatus (con polen de este último congelado) y no ha habido forma.

CrisB disse...

Juan, gracias, pero aún no abriran las flores, asi que no te sey responder, pero por el color del boton floral, es un amarillo muy intenso:)
La planta es como dices, requiere muy pocos cuidados, cuase nada. En eso es igual al de la de color naranja, se cuida por si sola:)
Cuantos dias se mantiene la flor abierta?
El polen para se congelar, a que temperatura debe de estar? Y aguanta cuanto tiempo asi?

Emma disse...

olá, adorei suas plantas e flores,poderia me informar onde comprar esses bolbos? obrigada ceciliabelll@hotmail.com

Chomp disse...

¡Mayitosss!, me gustan

Hasta pronto

Juanba disse...

Cris, he tenido que ver una incipiente vara floral en tus Cyrtanthus naranja, para acordarme de contestaste.

Según mis apuntes de la universidad, el pólen que va a emplearse a corto o medio plazo, puede conservarse en la nevera entre 0ºC y -10 ºC. Yo lo he guardado durante un año completo, hasta polinizar las flores del ciclo siguiente, y de momento se me ha dado bien. No sé si se podrá conservar durante más tiempo.

A ver si me animo, y tengo un poco más de tiempo libre, y hago una entrada sobre este tema. Saludos.

beto pistelli disse...

Beto Pistelli ( bpistelli ) Brasil:
Aqui em São Paulo, dos três hyppeastrum, um morreu pois apodreceu o bulbo e agora são só dois, no youtube, minha página bpistelli, os três bulbos aparecem, o menor e mais velho morreu, já era velho com seis anos e o ano está louco, com verão e inverno igualmente quentes, apenas na chuva diferem, aqui no inverno chove menos e faz mais frio. No verão também às vezes faz frio, chegou a 17 graus de mínima e 34 de máxima.
A temperatura máxima do verão foi por poucos dias, seguidos de chuvas que nublam o céu e baixam a máxima a 25°c e sobem a mínima para 20.
Comprei dez sementes de Gloriosa rothschildiana e uma só brotou e já faz um ano e tem só duas brotações e os ramos ficam mirrados, com 10 cm de altura e li que demora dois anos para florir se plantada de semente, só pegou uma em dez, ainda bem que formou um rizoma, pois os brotos ficam a 5 cm um do outro e só brotou depois que recobri a jardineira de plástico com filme de polietileno e umidade total, pois chovia dentro do vaso a água que evaporava da terra, quando brotou eu tirei o plástico, nasceram 14 folhas e depois do outro lado outro broto deu quatro e parou de crescer e o verão acabou, o dia dura menos de 12 horas ( assim as plantas vêem as estações no Brasil, se quiser enganar as plantas exige iluminação artificial por 3 horas, desde um pouco antes do pôr do sol até às 20:30 e as plantas voltam ao regime de verão no outono, colocar água e depois, em maio o friozinho vem e é melhor deixar as plantas descansarem para a primavera.

Rose disse...

Saudades daqui!!!!
Bjs enormes, querida.

CrisB disse...

Emma, tente Bulb D'Argence, é possível que tenham.

Chomp, les llaman maitos? Que interesante, no lo sabia:)

Juanba, supongo que por estas fechas ya te ha florecido el naranja. Que tal es la flor? Te gusta?
Gracias por la aclaración sobre el pólen.

Beto, há muito que não aparecia por aqui. A Gloriosa é um pouco diícil, pelo menos para mim. Que pena que tenha perdido os Hippeastrum, é sempre uma tristeza quando perdemos alguma planta.

Rose, há quanto tempo!!! Bjos para si também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...