Como já há algum tempo que não fazia uma sementeira, e tendo sementes que já deveriam ser pequenas plantas, pelo tempo que as tenho cá em casa, no domingo foi dia!!!! Sem hesitar, e desta vez, sem cair no disparate de um vaso comum para várias espécies, aproveitei os recipientes dos quejinhos frescos, fiz uns buracos no fundo e, para não balançarem, coloquei-os num tabuleiro onde vem a lasanha pré-cozinhada. Há que reutilizar, certo?
E assim, começou a tarefa...fazer a mistura de terra: uma parte de terra universal, uma parte de terra do campo, um pouco de areia e está feito! Depois foi só sentar-me e com a ajuda de uma pinça, colocar semente a semente no seu vasinho respectivo. Colocadas as respectivas etiquetas, com os nomes e a data, preparei um pouco de água com fungicida e reguei ao de leve por cima das sementes.
Voltei lá fora e coloquei aproximadamente meio centimetro de terra por cima das sementes e para segurar melhor, ainda coloquei umas pedrinhas. Podia ter colocado mais, pois as sementes ao germinar, procurarm o sítio para sairem, mas optei por deixar assim, depois logo se vê.
Deixei o tabuleiro com os vasinhos na rua, protegidos do sol, do vento e da chuva, somente apanham muita claridade, talvez alguns raios de sol pela tarde, e todas as temperatura próprias desta altura.
Espero dentro de algumas semanas ter novidades para contar e mostrar. Até lá, o melhor é esquecer que elas estão ali!
Esqueci-me de dizer o que semeei: 6 Espécies de Rhodophiala, 2 Espécies de Zephyranthes (estão as duas no mesmo vasinho) e 1 Espécie de Leucocoryne:)
5 comentários:
AI QUE PACIÊNCIA TEM A MINHA AMIGA :)
AINDA HOJE PERDI UM CACTO E ESTE ANO TROXE-O PARA CASA QUANDO ESTAVA A FLORIR PORQUE NORMALMENTE QUANDO DÁ FLORES JÁ ESTÁ IMENSO FRIO E QUASE NÃO ABREM HOJE FUI VER E ESTAVA A MORRER JÁ NÃO DEU PARA NADA :( (MAS ACHO QUE FOI O MEU MARIDÃO QUE SE LEMBROU DE O REGAR E COLOCOU ÁGUA A MAIS, TEVE PENA DELE :))
BJS
Ola, parabéns pelo blogue, vejo que é uma apaixonada por plantas, deixo aqui o meu blogue com algumas experiências que tenho vindo a realizar. Espero que goste.
http://physalisperuvian.blogspot.com/
Sandra, é mesmo uma questão de paciência, mas vale a pena, pois o resultado pode ser muito animador:)
Luis, obrigada, vou visitar o seu blog.
Acho fantastico ve-las brotar!
Tomara que venham em uma semana, nao como daquela vez que demoraram tanto!!!!!!!!!!!!!!!!
Flor, é uma experiência muito gratificante:) Ainda não apareceu nada, para este tipo de plantas já começo a ficar preocupada...
Enviar um comentário