Páginas

" Se não houver frutos, valeu a beleza das flores;
se não houver flores, valeu a sombra das folhas;
se não houver folhas, valeu a intenção da semente"
Henfil

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Recordar a Hoya carnosa




Hoya carnosa

17 comentários:

Dorisalon disse...

Que bonita y que agradecida es la hoya carnosa. Felicidades Cris...

Sandra Rocha disse...

E que bela recordação amiga, é mesmo um encanto.
Bjs

Chomp disse...

Nunca he estado cerca de una hoya, pero me da la impresión que es como terciopelo, y en estas fotos parece un terciopelo empapado.
¿Tienen mucho jugo?

¡que regalos de la naturaleza!..

Hasta pronto.

Américo M.S. Pereira disse...

Está entre as mais belas e mais fáceis de cultivar, deste género. Uma maravilha...

Espaço do João disse...

Pelo meu castelo, ainda não florescem. Será do frio?. Essas estão lindérrimas.

CrisB disse...

Dorisalon, cuando le toma el gusto, no para de florescer, lo dificil es empezar;)

Sandra, só ficou a recordação, mas valeu a pena ter essa planta magnífica:)

Chomp, las flores tienen un nectar (muy dulce por cierto), un olor delicioso, y al tacto, si, parecen terciopelo. Son magnificas!

Américo, algumas espécies são difíceis de manter, muito difíceis, mas a carnosa é uma resistente, aguenta quase tudo, frio, calor, sede, terra pobre...só não aguentou a geada!

João, estas fotos não são de agora, coloquei-as somente para recordar a grande Hoya carnosa que tive em tempos:)

SALVI disse...

preciosas flores,
sí señor
un saludo
salvi

anete joaquim disse...

Tenho uma destas, mas não tem dado muita flor e ainda não percebi porquê.
Continua a ser aliciante voltar ao teu blogue. Tens sempre flores lindíssimas e informação muito interessante para mostrar.
Um beijão.

Claribel disse...

Muy bellas. Las tengo en mi jardin. Ahora mismo esta florecida la de color blanco y su fragancia es riquisima. Visitame. Saludos desde P.R.

CrisB disse...

Salvi, muchas gracias:)

Anete, minha querida Anete, porque não floresce a tua? Está num clima fabuloso!!! Onde a tens? Muita sombra? Muito sol? Como regas?
Sabes que estas senhoras são muito caprichosas, às vezes demoram anos a florescer, mas depois, quando o fazem, repetem-no todos os anos. Nunca cortes o pendunculo onde deu a flor, pois é aí que volta a nascer a nova flor, e assim acontece durante muitos anos:)

Gracias Claribel, te hago una visita:)

Maria Lua disse...

Esta é a minha perdição! Linda de morrer!
:-)

CrisB disse...

Maria Lua, é das mais simples e uma da mais belas e fáceis de cuidar.

Roseli disse...

eu tenho uma dessas mas nao floresce, pq sera? ela gosta de sombra ou sol? essas estao lindas queria que a minha floresça

CrisB disse...

Roseli, a Hoya carnosa tarda um pouco em dar flores em alguns casos. Penso que tem a ver com o tamanho do vaso, e também com a exposiçao que lhe damos. Se poder, mantenha-a num vaso não muito grande, e onde tome o sol da manhã e o resto do dia pode tomar algum sombra, mas sempre com luminosidade. Tem fotos da sua planta? E como a tem? à sombra? ao sol? dentro de casa? Fertiliza-a?

Regina disse...

Olá Cris, tenho uma Hoya Carnosa há mais de 15 anos, ela sempre floresceu, mas ultimamente as olhas estão enrrugadas, não sei o que fazer.

Obrigada.

CrisB disse...

Olá Regina, desculpe o atraso na resposta à sua pergunta.
Quando as folhas começam a desidratar-se pode dar-se o caso da planta ter perdido as raizes e estar seca junto à base. Aconteceu isso este ano com uma que tinhamos cá. Eu aconselho-a a verificar como está a planta junto à terra, pode raspar ligeiramente com a unha e nota logo se tem verde por baixo dessa pelicula ou se está castanho.
Agora é uma época difícil para enraizar, por causa do frio, mas caso a sua planta tenha perdido as raízes, mais vale tentar fazê-lo agora do que esperar pela Primavera, pois assim ainda se desidrataria mais.
Se quiser, pode enviar algumas fotos para o email do blog, que vendo como está é mais fácil poder dar uma ajuda.
Só para a animar, este ano também se desidratou muito uma pequena planta de H. compacta, exctamente com a situação que lhe descrevi mais acima. Pensei que já não a conseguiria recuperar tal era o estado das folhas (secas, pareciam papel, mas ainda com alguns vestígios de verde). Cortei-a junto à base e coloquei a planta num copo com água. Passadas algumas semanas já nem parece a mesma, até já ganhou cor e as folhas estão aos poucos a hidratar-se de novo. Só mais uma nota: quando faço isso, não ponho a estaca toda dentro de água, simplesmente deixo a parte onde cortei a tocar ligeiramente a água. É o suficiente para dar-lhe a humidade que tanto necessita e nºao se corre o risco de apodrecer a planta.
Espero tê-la ajudado:)

Anónimo disse...

Olá, eu também uma planta destas e nem sabia que dava uma flor tão bonita a minha nunca floriu, mas o que eu queria perguntar é como se faz para fazer outro vazinho com esta planta, gostava de oferecer à minha irmã ela gostou tanto da que eu tenho. Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...