Páginas

" Se não houver frutos, valeu a beleza das flores;
se não houver flores, valeu a sombra das folhas;
se não houver folhas, valeu a intenção da semente"
Henfil

terça-feira, 27 de julho de 2010

Riscadinho

Finalmente começam a aparecer sinais de vida nos bolbos de Hippeastrum reticulatum. Comprados há uns bons meses, já andaram de vaso em vaso, já estiveram fora dos vasos, sei lá as peripécias que já sofreram estes bolbos. Isto porque continuo a teimar em cultivar plantas que não são do nosso clima e que é muito difícil adaptarem-se a ele.


Até agora, dos três bolbos somente um é que brotou da terra, talvez por ser maior que os outros ou então porque os outros já não estão em bom estado, mas nesta fase não me atrevo a voltar a retirá-los da terra. Se tiverem que brotar, daqui a algum tempo, saberei.

Não sei se algum dia vou ver a flor destes bolbos, e aqui volta a história do clima, pois como não gostam de frio, dizem que vai ser difícil florescerem. Mas, quem sabe não se aclimatam e nos surpreendem? Aconteceu com o Pancratium zeylanicum, que também não tolera o frio e já me deu duas belas flores e o número de bolbos já aumentou no vaso.

Hippeastrum reticulatum

5 comentários:

Juanba disse...

Cris,¡Cómo nos gustan los casos imposibles!. Cosas más difíciles que ésta has logrado y lograrás (por ejemplo que te florezcan las Rhodophiala bifida, o encontrar tu tan deseado Narcissus calcicola). Solo has de tener paciencia (que ya es poco) y cuidarlas bien, como sé que harás.

Ya verás como antes de que lo esperes tienes éxito con ellos. Saludos.

CrisB disse...

Juanba, muchas gracias por tu comentario, es asi como dices, los casos más dificiles me despiertan más interés, y sey que a ti tambien te gustan!
Y si, el calcicola esta dificil de conseguir, pero no pierdo la esperanza:)
Saludos
Cris

bpistelli disse...

Dia 13 de setembro, estamos quase na primavera que começa dia 21, não teve inverno, só duas ondas frias que mal duraram dez dias, foi quente igual ao verão e seco como tem que ser no inverno, os hippeastrum foram tirados da terra com folha, cortadas as raízes, lavados e deixados a secar na sombra, cortei totalmente folhas e raízes e deixarei 2 meses no mínimo e depois vou plantar em sequencia de uma batata cada duas semanas, assim se tem um "atraso" entre os florescimentos e apartamento bonito por um mês no mínimo, cada planta produz dois cachos de flor que em 15 dias o vaso vai à sacada e o outro já está a florescer, a haste grande e as flores abrindo. o menor bolbo dá flores maiores que duram muito pouco. ** postei no youtube um filme dos meus bolbos, o menor não é um amaryllis flower 2010 e sim outra batata que dá grandes flores que duram 4 dias apenas.
ver no youtube - bpistelli( minha conta do youtube ) e ver o filminho amaryllis flower 2010 repouso dos bulbos. você verá 3 exemplares,os mesmos desde 2006, os filmetes estão na minha conta e meu facebook tem conexão com o youtube.

bpistelli disse...

***bpistelli é beto pistelli de São Paulo, Brasil meu nome no google.

CrisB disse...

Beto, aqui chegou o Outono e com ele aquelas nuvens negras ameaçando chuva, mas os dias ainda continuam quentes, apesar de há noite já arrefecer um bocadinho. É uma altura não muito boa para as plantas, especialmente para os cactos, que com este calor e humidade não se dão nada bem. O ano passado também foi assim e perdi muitos cactos, de um dia para o outro, apareciam cheios de bolor e feitos em geleia por dentro.
Os bolbos já resistem melhor, o que me dá algum alívio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...