Páginas

" Se não houver frutos, valeu a beleza das flores;
se não houver flores, valeu a sombra das folhas;
se não houver folhas, valeu a intenção da semente"
Henfil

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Epiphyllum


São cactos epífitos, que vivem nas florestas tropicais.
No nosso clima até se dão muito bem, apesar das diferenças.
Com apenas alguns cuidados podem-se tornar bonitas plantas.

15 comentários:

Rosan disse...

Oi Cris.
É por causa dessa beleza toda que sou completamente apaixonada pelos cactus....Eles estão la aparentemente parados, quando menos esperamos nos surpreendem com essas maravilhas de flores...
Obrigada pela visita.

Um bjo.

ameixa seca disse...

Que bela flor :)
Bom fim de semana!

teresa g. disse...

Não sabia que eram epífitas! A minha mãe tem um que de vez em quando mostra estas flores magníficas, mas normalmente a planta tem mau aspecto e está roída dos caracóis. Nesse caso provavelmente precisa de sombra, deve ser por isso, é que normalmente as pessoas pensam (erradamente) que as suculentas têm que estar ao sol.

Bjs, bom fim de semana

Monica disse...

Hola Cristina

¡Que belleza de flor...!. Me recuerdan a las orquídeas...Avísame cuando te llegue mi envío...

Un beso de tu amiga,

Mónica

CrisB disse...

Rosan, são plantas muito especiais mesmo. E requerem tão poucos cuidados.

Ameixa, bom fim de semana:)

teresa g, estas aqui gostam de alguma sombra, mas também de sol. O melhor e dar-lhes o sol da manhã, ou então, quem possa, pendurá-las por baixo de uma árvore, onde lhes dá o sol filtrado.
Se estiverem só à sombra, é mais dificil darem flores.
E sim, os caracois adoram-nas. As minhas já sofreram alguns ataques, e o último foi numa cápsula de sementes que está a amadurecer. Até ficaram a ver-se as sementes. Não sei se resiste.

Monica, yo te aviso luego que llegue;) Los tyuos aún no te deran flores?
Continuo sin conseguir poner comentarios en tu blog, no sey que pasa:(

Um bom fim de semana
Cris

bpistelli disse...

Esta planta é conhecida como flor-de-maio, são várias espécies de cactos de floresta tropical, este é lindo, no Brasil existem muitas espécies que dão flores em meses diferentes, o tronco achatado e poucos espinhos são característicos do gênero, temos flor-de-maio, agosto e outubro. Este eu não conheço mas basta deixar no embaixo de árvore, ou um ligeiro sombreamento, ou ficar em um peitoril de janela, nos dias frios do inverno ele fica bem do lado interno da janela, tomando o sol, ao abrigo do frio abaixo dos cinco graus centígrados. Meu irmão tem no sítio dele um exemplar com muitos anos de idade, lá faz frio de 5 graus positivos, tratando ele como se fosse uma samambaia, dando água semanalmente ele vai bem na Europa.

bpistelli disse...

Roberto = beto ( do Brasil ). eu agora entrei no GMAIL

NELIO disse...

SÃO LINDOS ESTES CACTOS JÁ TIVE UM ,MAS AGORA NÃO TENHO...A FLOR ANTERIOS TAMBÉM É MUITO BELA....CRIS SABE QUEM VEM Á MADEIRA E CÁ A MINHA CASA??? A MÓNICA,ESPERO QUE ELA GOSTE DE VIR CÁ...BEIJINHO

Maca disse...

Non paro de admirar a inmensa beleza das flores dos cactus, iso é unha sorpresa que nos tén a natureza agochada,
Un beijo é feliz fin de semana

Roberta e Fernando disse...

Olá, suas folres são maravilhosas, vc está de parabens. tenho cactus em casa mas nuncam deram flores, não sei se eu que nao sei cuidar, ou se o meu clima não ajuda. Se vc puder me dar dicas vou ficar muito feliz. bjs.

Anónimo disse...

Adorei seu blog, de muito bom gosto... um encanto para quem gosta de flores como eu. Estou iniciando meu flog na arte de mostrar a natureza, digamos assim. Se quiser me visitar www.hilsa.myflog.com.br

Dryka disse...

Olá...

Q flor mais linda!!!
Me apaixonei!!!


Beejoo

CrisB disse...

Roberto, imagino que aí no Brasil estas plantas devem se dar muito bem. Aqui é um pouco mais difícil, pois o clima é mais agreste, especialmente no inverno com as geadas. Até agora já tive algumas flores e posso dizer que tive muita sorte, pois tb tenho alguns cactos destes já grandes e não deram nenhuma flor.

Nélio, que má blogueira tenho sido, que só agora te estou a responder, e já a Monica foi e voltou para casa. Fico muito feliz por se terem conhecido, a Monica é um encanto de pessoa. Espero um dia também poder conhecê-la pessoalmente.
Se não tens destes cactos, manda-me um email e combinamos eu enviar-te alguma estaca.

MAca, los cactos además de la beleza de sus formas, con muchos pincho o pocos, tienen unas floraciones espectaculares, deslumbrantes. Mismo la más pequena flor de cactus tiene su beleza especial.

Roberta e Fernando, bemvinda ao jardim. Eu ainda estou muito no inicio com estes cactos, mas pelo que tenho lido, no inverno devem de ser muito pouco regados, no caso dos Epiphyllum, ou não ser regados no casos dos cactos do deserto. Parece que aí está o segredo para uma floração abundante.

Olá Hilsa e Dryka, bemvindas ao jardim.

Unknown disse...

Olá pessoal, bom este cactus na verdade é originario do brasil,mais precisamente mata atlantica. Agora no caso da foto acredito que seja uma especie hibrida,pois as petalas estam muito curtas

CrisB disse...

Mika, bemvinda ao jardim. Sim, esse cacto é com certeza um hibrido.
Poderia ser E. ackermanii?
Parece que agora passou a chamar-se Disocactus, já estou meio baralhada com tanta alteração de nomes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...