Por um momento pensamos que estamos na Holanda diante de um belo jardim de Túlipas. Mas não, por incrível que pareça é aqui em Portugal, bem no coração do Ribatejo.
Com muita dedicação e carinho, conseguem-se maravilhas como as destas fotos.
Estas flores pertencem ao Sr Arlindo, uma pessoa que tem dedicado a sua vida às flores.
Há já algum tempo que lhe tinha dito que colocaria aqui as fotos, mas foi passando o tempo e nunca cheguei a fazê-lo. Hoje, ao receber um email seu e com as fotos, decidi que seria de imediato que teria que cumprir a minha promessa.
24 comentários:
Parabéns ao sr. Arlindo.
Pois,
abram alas para mim
e deixem que me envolva
na natureza
tanto assim...
Abram alas sim
abram alas para mim
E deixem que aspire
o doce perfume tanto assim...
Deixem-me rolar
Pelo colorido dos campos
pelo perfume ansioso
Num lugar tão gracioso...
Minha querida cris. Obrigada pelo carinho e pelas lindas imagens...ah, quem me dera ser vizinha do João e desse senhor das imagens que tens ai...uau...seria um fartote de aspirar perfumes naturais, os melhores do mundo...Beijinho da laura.
Estou bem, tão bem que hoje já dei a volta ao apartamento a alindar, limpar e sem me cansar peva... e de tarde dormi duas h seguidinhas e estou fresca que nem rosa... Beijinhos, muitos.
Por isso meu sonho maior é ter uma casinha e deixar que me visitem muitas muitas florzinhas,( meninos mal amados!...) Mas, Deus é Pai e mostra-nos os caminhos. Beijinhos.
E pode-se visitar essa maravilha????
Querida, diga ao sr. Arlindo que o carinho dele para com as flors é magnifico, viu?Parabéns, pensei logo na Holanda.
Crisinha, aqui no Brasil chamamos de calopsitas os pásaros que ai vcs conhecem como caturras.Mostrarei fotos dessas criaturinhas que andam mudando o ritmo da vida aqui de casa.Vale a pena tê-las, são bem amigas e alegres.
Obrigada pelo carinho que tens para comigo, fico bem alegre com isso.
UM GRANDE BEIJO.
São as minhas flores favoritas :)
Muito interessante, ainda bem que divulgaste! Um espaço assim deve certamente ser feito com muita dedicação!
Para o Sr. Arlindo: Muitos Parabéns!!
Tão lindo!!!
Obrigada pela partilha!
Que fermoso, mesmo parece Holanda, fermosa estacion esta, donde florecen os bulbos para alegrarnos despois de tanta auga e frio,
Beijos
Hola,
En reconocimiento a la gran labor que realizáis, os hemos concedido un premio desde Mirando Plantas ,Enhorabuena.
Podéis recogerlo en http://www.mirandoplantas.com/2009/02/hemos-recibido-un-premio.html
Saludos,
Hola,
En reconocimiento a la gran labor que realizáis, os hemos concedido un premio desde Mirando Plantas ,Enhorabuena.
Podéis recogerlo en http://www.mirandoplantas.com/2009/02/hemos-recibido-un-premio.html
Saludos,
Hola aunque Bibiano ya lo ha hecho, desde el blog Plantas de mi tierra se le ha galardonado con el Premio Symbelmine, puede recogerlo en
http://plantasdemitierra.blogspot.com/2009/02/nos-han-dado-un-premio_04.html
Un saludo Cris y enhorabuena
Miguel, com certeza que o Sr Arlindo está muito orgulhoso do seu jardim:)
Laura, muito obrigada pela visita. Fico feliz por saber que já está melhor, e nesta altura em que escrevo espero que já consiga ouvir tudo muito bem.
Nunca devemos perder a esperança, quem sabe um dia podes ter um jardim cheio de bonitas flores e pássaros a cantar para ti:)
Green, essas flores já são de há dois anos, este ano o Sr Arlindo plantou narcisos:)
Rose, agora já sei, por cá também há caturras, são muito meigas. Eu agora não tenho pássaros, ou melhor, tenho os pássaros que me visitam no jardim, que ainda são poucos.
Ameixa, são flores muito bonitas. Tens que plantar uns bolbos, experimenta;)
Jardineira, foi um gosto mostrar aqui este jardim.
Analuciana, concordo consigo.
Já conseguiu encontrar a Hoya?
Maca, tus bulbos ya estan despertando, daqui a poco estaran en flor;)
Espiero que esteas recuperando bien de la cirurgia:)
Bibiano y Juanillo, pero que honor, recebir de vosostros dos un premio. Me siento muy orgullosa de haberlos recebido, además por les gustaren mi blog tan sencilo. Muchas gracias:)
Cris
Obrigado pela oportunidade que me deu para mostrar o meu jardim e receber as maravilhosas felicitações acima descritas.
Tenho pena que em Portugal ainda não haja o hábito de abrir os jardins privados para visitas.
Estou tentando preparar o meu para o efeito.
Vamos lá ver se consigo.
Esta ano vou plantar lá(só experiencia):
-Convallaria
-Crinum
-Dracunculus
-Sandersonia
-Sauromatum
Prometo que quando florirem dou notícias.
Sr Arlindo, volte sempre que quiser, foi com muito gosto que coloquei aqui as fotos do seu jardim, como em tempos lhe havia prometido.
Calculo que o seu jardim irá ficar muito bonito com essas espécies que vai plantar. Eu já tive Sandersonia, é uma planta magnifica.
Volte sempre
Cris
Olá de novo!
Voltei com op sol, poder-se-á dizer...
Com estes simples raiozitos que surgiram há dois dias voltou-me a bos disposição e até o jardim me parece outro,com tudo a começar a brotar, a ganhar cor!
Quando as minhas tulipas, que estão a começar a brotar, estiverem (mais ou menos!) como as do Sr. Arlindo prometo que junto uma foto no meu cantinho. Das tulipas, dos jacintos, e dos meus fabulosos muscaris (que este ano, finalmente consegui vê-los).
Abraços a todos!
Teresa, olá;)
Podes crer que o sol nos dá vida. Estes dias cinsentos deitam-nos muito abaixo. Pelo menos falo por mim.
Hoje no trabalho, sempre que podia ir apanhar um pouco de sol. A minha colega dizia: pareces os lagartos, só estão ao sol. E é verdade, nestes dias quem me quer ver é ao sol.
CRIS,
quanto à Hoya ainda nada, mas não desisto!
Hoje comprei finalmente um Jasmim, já há muito que o queria e não tinha onde o colocar, mas isto porque penso sempre na varanda. Lá me lembrei que podia colocar o Jasmim no varandim do quarto, até apanha menos calor directo e tudo, e conduzir o seu crescimento de forma a que se enrole no próprio varandim. Vamos esperar que corra bem!
Esta paisagem parece holandesa, eu achava que Portugal não teria tulipas em canteiros, que fosse quase como no Brasil, onde apenas bolbos preparados com frio por meses e vendidos nas floriculturas em botão, aqui as plantas morrem depois de alguns meses, o tubérculo não brota no ano seguinte, apodrecendo no vaso. Ensina-se um procedimento complicado para o florescimento em casa mas não dá certo. Agora no Brasil, em Maria da fé, município do estado de Minas Gerais está tendo colheita de azeitonas, é a primeira safra produtiva, no ano anterior deu poucas, já existe azeite virgem brasileiro, o extra-virgem ainda não foi retirado, por falta de know how (tecnologia) para produzir, agora em 2009 haverá azeite em maior quantidade e qualidade muito boa. Quem sabe logo mais teremos plantas tropicais adaptadas a Portugal. ( o clima mundial está a esquentar e nos próximos vinte anos seu país será tropical sem neve nem na serra da Estrela e nem nos dias mais frios do inverno. eheheh Bjs beto
Na verdade as túlipas que foram apresentadas (tenho mais fotos)
foram preparadas a 5º durante cerca de 90 dias. É uma técnica que os holandeses desenvolveram para conseguir obter flores fora da época normal de floração, que em Portugal é na Primavera.
A razão porque não é fácil conseguir tulipas em flor no Brasil, deve-se ao facto de ser necessária uma temperatura relatvamente baixa (máximo 18/20º) o que, segundo julgo saber, só exista no Sul e Brasil.
Há porém, possibilidade de usar técnicas par baixar as tempeaturas do solo e do ambiente, mas ficam muito caras.
Penso que na Holambra se cultivam túlipas recorendo a essas técnicas.
Analuciana, penso que o seu jasmim vai gostar do varandin. Eu tive um na outra casa, e estava enrolado e pendurado no gradeamento do muro. E olhe que florescia todos os anos, um aroma delicioso. Coloque-lhe um vaso grande, para que as raizes cresçam à vontade e ao mesmo tempo protege mais do calor.
Beto, quem melhor para responder que o Sr Arlindo?
Sr Arlindo, os seus comentários são sempre muito bemvindos. Volte sempre.
Uma autêntica maravilha!!
Que efeito lindo!!
Beijinhos
Rute
Parabéns ao senhor Arlindo! O efeito está belíssimo.
Rute, é mesmo muito bonito de ver.
Anete, é incrível o que a dedicação pode fazer.
Enviar um comentário