Páginas

" Se não houver frutos, valeu a beleza das flores;
se não houver flores, valeu a sombra das folhas;
se não houver folhas, valeu a intenção da semente"
Henfil

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Finalmente

Finalmente consegui ver as flores da Eucharis.


Mudaram de terra, mudaram de sitio e parece que gostaram deste último. Após alguns meses começaram a crescer de novo as folhas, desta vez maiores e muito grandes. No principio de Dezembro foi com grande surpresa que encontrei uma pequena vara floral a brotar de uma das plantas.

E em meados de Janeiro, um mês e meio depois abriu a primeira flor.

De manhã estava em botão, à tarde já estava aberta.
Desde esse dia abriram mais quatro flores, chegando a estar três abertas em simultâneo.
Tem um perfume delicioso o qual não consigo descrever.

23 comentários:

ameixa seca disse...

Que lindas, o processo foi rápido :)

ChloeP disse...

Lindíssimas! Adorei! Parabéns :)

buedamau disse...

não conhecia estas, mas também concordo: são lindas!

NELIO disse...

HUMMMMMMMMMMM CHEIRA BEM,HEHE QUEM ME DERA PODER METER O NARIZ ....CRIS TEM UM PRÉMIO PARA SI EM MEU BLOG

NELIO disse...

BOM FIM DE SEMANA

Teresa disse...

Confesso que esta não conhecia e estou com vontade de arranjar uma para casa dos meus pais (tem mais espaço, sempre é campo).
Já agora, e por falar neles, partilho a minha última desgraça: com os ventos do dia 31, a noite do alerta laranja, caiu-nos um pinheiro e um tronco de mimosa em cima de casa. Foi dose e ainda ando a limpar os restos (felizmente, entre o susto e a desolação de ver tudo destruído, ninguém sofreu nada.
Abraços a todos mais uma vez.

Ana disse...

Olá Cris! obrigada pelo teu comentário. Como sempre que aqui venho, fiquei maravilhada com as tuas flores. Desta última, quase consigo sentir o aroma... :)
Beijinhos

Marisa Reis disse...

Olá Cris, que maravilha... ainda bem que o jardim está a retribuir o carinho que lhe dedica...

CrisB disse...

Ameixa, foram super rápidas. ~Esão muito bonitas, não são? Estou muito vaidosa das minhas Eucharis.
Mas não tirei mais fotos, eu sou assim, se não é naquela hora, depois vai passando e pronto. Ainda levei a máquina outra vez, mas para variar, as pilhas deciriram não funcionar. Isso foi quando tinha mais flores abertas. É que estas plantas estão no meu trabalho, foi lá que consegui as condições ideais para elas. Agora que mudei de sitio já não apanham calor e sol durante o dia, estão sempre a apanhar frio. Daqui a pouco vou trazê-las para cá, antes que aconteça alguma coisa:)

Olá Chloe, que bom ver-te por aqui. Há quanto tempo, eh! Como estão os jardins de PL?

Buedamau, estas são mais "caprichosas", mas ainda dão mais vontade de as cultivar;)

Nélio, nunca viste por aí estas plantas? É que na Madeira devem dar-se às mil maravilhas.
Obrigada pelo prémio, já lá vou buscá-lo (posso demorar um pouquinho, mas eu vou, tá?)
Um bom fim de semana para ti também;)

Teresa, que aborrecido isso que aconteceu à casa, mas o importante é ninguém se ter magoado. É que a destruir é num instante, depois voltar a construir é que é mais complicado. Desejo que tudo esteja a correr bem.

Ana, tenho muito gosto que venhas aqui visitar as minhas plantas e fiquei muito, muito contente mesmo por ver o teu hibisco e as violetas, pensei para comigo: olha o bichinho das flores a entrar com ela;) Alguma coisa que precises eu estou aqui, tá?
Ias adorar o aroma desta flor. Tenho pena de não o conseguir descrever, é diferente de tudo.

Sweet, esta plantinha está no meu trabalho. Mas cá no jardim, apesar de ainda estar só 10% feito, esses 10% já estão aa mostrar ares da sua graça, apesar das geadas que deram cabo de muita coisa.

Bjs a todos e um Bom e Solarengo Fim de Semana

Laura disse...

Ai que coisinha linda e boa, parece que sinto o seu doce aroma amendoado...deixa eu aspirar de mais pertinho...mas que alegria ver florir os canteiros, mas que bom, e nem todos têm a sorte de ter casinhas e terra ao redor. Beijinhos no meio de tanta flor... laura..

teresa g. disse...

Em boa hora as mudaste ;)

Ana Maria B disse...

São lindas, pena não sentir o cheiro, adoro flores perfumadas. Onde é que se podem encontrar?

Mar.garida disse...

Lindissimas de facto! O meu comentário não vem acrescentar nada de novo aos restantes mas não queria deixar de expressar a beleza que a flor me suscitou :) E dizer que também não conhecia essa planta. Se cheiram bem é uma mais valia :)

Espinete disse...

Parabéns pelo blog, só agora tomei conhecimento...
http://alentejoandando.blogspot.com/

Unknown disse...

Esta planta parece um "transgênico entre copo-de-leite e lírio. é bonito de ver os pendões cheios de flores à semelhança dos hyppeastrum. Deus caprichou ao criar esta planta.

CrisB disse...

Laura, como estás? O aroma dessa flor é tão especial, gostava de poder conseguir guardar os aromas das minhas flores em frasquinhos, para os ter sempre ao alcance. Mas como isso não é possível, tenho que fazer os possíveis para que floresçam todos os anos.

Jardineira, em boa hora o fiz, mas também agora já não estão no mesmo sítio. Uma delas já veio cá para casa, está na estufa, onde apanha calorzinho. Talvez ainda floresça de novo, qui ça?

Ana Maria B, eu encontrei as minhas num centro de jardinagem aqui perto, comprei um vaso e passado algum tempo ainda tinham lá o outro e la´veio também para casa. Não é muito vulgar ver-se à venda, pelo meno por aqui, mas se for a uma grande centro de jardinagem talvez encontre. Merece a pena ter essa planta, pelas flores perfumadas, pelas folhas, grandes e de um verde brilhante.

Margarida, todos os dias conhecemos plantas novas. Há sempre mais alguma a descobrir. E quando as procuramos, achamos sempre mais uma.
A flor é muito bela, de um branco que quase que ofusca de tão puro que é.

Espinete, obrigada, bemvindo ao jardim. Volta sempre. Já vou visitar o teu blog;)

Beto, e saber que existe assim na natureza é algo maravilhoso. Penso que esta planta ainda existe ou existiu na Amazônia, mas não estou segura. Você sabe?

Juanillo disse...

Hola Cris, muchas gracias por descubrirnos tantas bulbosas poco comunes. Un abrazo

Rute Granja disse...

Que lindas,maravilhosas!!
Beijinhos
Rute

kate smudges disse...

The Eucharis is so beautiful Cris. I love the way you photograph your flowers. Very lovely work!!

CrisB disse...

Juanillo, solo ahora respondo, que verguenza:( Gracias, siempre que descubra algo diferente, no me olvido de lo ensenar;)

Telas Minhas, obrigada;) Bjc

Kate, just now I'm answering you, I'm shamed:(
Yes, this Eucharis is realy amazing, and it's perfum! I can not describe it, I wish I could. I don't know if anyone discovered it to make a perfum, because it disearves to be continued.

Maria Dolores disse...

Muy bonitas las flores de eucharis amazónica. Tu blog me encanta y te animo a que sigas con este trabajo que se te da tan bien.
Saludos desde Murcia.

CrisB disse...

Gracias Dolores, y tu tambien, animate con el tuyo, que espero ver ahi muchas flores:) Besos

Anónimo disse...

O LÍRIO DO AMAZONAS É UM VELHO CONHECIDO DOS JARDINS DOS BRASILEIROS. VOU DAR AS MINHAS INSTRUÇÕES: PLANTE EM HUMUS (TERRA PRETA) SEM MISTURA NUM VASO, REGUE COM ÁGUA TODOS OS DIAS, COLOQUE 1 COLHER DE ADUBO 4-14-8, 10-10-10 OU 15-15-20 - É UMA PLANTA FLEX EM TERMOS DE ADUBAÇÃO - AÍ, MEU CHAPA, VOCÊ VAI TER UMA BELA FLORAÇÃO ABUNDANTE - ELA FLORESCE 2 VEZES POR ANO - NO INVERNO E NA PRIMAVERA!!!!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...