Páginas

" Se não houver frutos, valeu a beleza das flores;
se não houver flores, valeu a sombra das folhas;
se não houver folhas, valeu a intenção da semente"
Henfil

domingo, 25 de janeiro de 2009

Lachenalia em flor

Dedicado a TripleB

Estas flores son de los bulbos que me enviaste hace algun tiempo.

Este ano decidiran se decidiran a florescer, y que belas flores estan dando.

Muchas gracias por me haberes dado la posibilidade de poder verlos crescer y florecer.

18 comentários:

ameixa seca disse...

Mesmo com todo este mau tempo estão lindos :)

Rose disse...

Minha doce e querida, como vai?
Estou encantada com a simplicidade e beleza dessa flor.
Um grande beijo.

TripleB disse...

Cris, que alegría me das. Gracias por la dedicatoria. Es una de mis flores favoritas a la que espero ver florecer todas las navidades.

En tu honor voy a escuchar a Ana Moura "Como o tempo corre"

"Meu Deus como o tempo corre
No tempo do meu viver
Parece que o tempo morre
Mesmo antes de nascer"

Un abrazo y mucho ánimo.

TripleB

CrisB disse...

Ameixa, tens razão, nem sei como têm aguentado estas temperaturas. As plantas mais delicadas estão mais protegidas dos ventos e das geadas, apesar de estarem na rua.

Rose, fico muito feliz por você ter voltado:) Que bom que gosta da flor, é muito bonita mesmo e é a primeira vez que florece:)

TripleB, estoy muy feliz por poder ver esa planta florecer, que sey que te gusta mucho, la tenias en tiempos en tu avatar, si bien me acuerdo;)
Estava muy ansiosa por verla florecer y poder dedicarte sus flores, seria la mejor forma de te agradecer la possibilidade que me deste de tener esa planta:)
Veo que te gusta lo Fado:)
Muchas gracias
Un abrazo

Espaço do João disse...

CRIS.
Não vou comentar as tuas flores, pois daí não se espera coisa mais maravilhosa. Vou dar-te notóicias da Laura.
Vai até aoblog dela. ( Réstias de Sol )e te´rás todas as notícias quentinhas dela. Há uma amiga que está em contactodirecto com ela e, todososdias faz uma publicação o seu estado de saúde. Felizmente tudo está a correr bem. dentro em pouco teremos a laurinha a cantar ao despique connosco. Também a Pascoalita tem dado notícias. Um beijinho João.

Espaço do João disse...

Peço desculpa dos erros, não fiz a revisão do texto.

Anónimo disse...

Domingo de chuva, e eis-me na net a procurar algo ou alguem com quem partilhar o gosto comum pela natureza,jardinagem e em especial por flores de bolbo.

Não sei se vou conseguir que este post seja lido por alguem.

Se for bem sucedido, prometo enviar imagens estupendas dum pedaço de jardim de bolbos (tulipas) que tive há dois anos.Este ano tenho narcisos.

Ate breve.

Arlindo

Espaço do João disse...

Querida Cris.
Conheci a Laura via virtual. Mais tarde vim a conhecêla pessoalmente. A Laura é uma mulher fascinante, desde os 6 anos de vida que perdeu a audição e já lá vão 50. Acabou por fazer um Implante na cabeça e, dentro empouco ouvirá coisa novas e terá de conhecer novos sons. No entanto aprendeu uma linguagem que nos faz muita impressão, não é gestual mas sim labial. Para falarmos com ela e, percebe tudo, temos que falar pausadamente e de frente para ela, de forma que ela possa ver nossos lábios moverem-se. Estranho é que mesmo sem audição ela faz a sua vida normal e, até tem carta de condução. Eu e minha mulher ficamos impressionadíssimos ao verificar a ligeireza de sua condução. A Laura é um dôce de mulher. Tem um blog, que se chama Réstias de Sol. Digno de ser visitado. Tem um resto de fimde semana bem passado Bj. João.

CrisB disse...

João, fico muito contente por saber que correu tudo bem com a operação da Laura. Eu vou visitar o seu blog. Um beijinho grande.

Arlindo, muito obrigada pelo seu comentário. Seja muito bemvindo a este jardim e volte sempre que quiser.

TripleB, por cierto no estaré pendiente de te enviar uns bulbos de la Lachenalia amarilla? Ya no me acuerdo se te he enviado o no, pero me acuerdo de haber procurado po eles, los haber encontrado, pero ya estaban plantados y brotando. Después con la mudanza de casa y todo el resto, ya no sey si te envié o no. Me avisa, porque se no te he enviado, en este verano te los envio, que me gusta cumplir con lo prometido:)Saludos:)

CRis

TripleB disse...

Cris, tus lachenalias amarillas me llegaron hace tiempo, están perfectamente adaptadas y han comenzado a sacar su vara floral, incluso, una de ellas ha sacado varios hijuelos.

Por otra parte, a pesar de mi torpeza para estos asuntos, he conseguido semillas de unos hipeastrum muy bonitos que me trajo mi hijo de Holanda y una de cuyas cápsulas está abriendo en estos instantes. No sé si seré capaz de hacerlas germinar.

Estaría muy gustoso en enviarte algunas y unos huesos de palmito mediterráneo que, con toda seguridad, creo que te gustaría que crecieran en tu jardín.

Como creo que dispones de mi "email", si estás interesada ponte en contacto conmigo.

Un abrazo y mucho ánimo.

TripleB-Ventura

teresa g. disse...

Tenho por aí umas perdidas, malhadinhas (já as coloquei no blog, mas não me lembro quando), se quiseres quando perderem a folha envio-te bolbinhos (que nas minhas mãos são bem capazes de desaparecer em poucos anos, e assim é uma forma de se perpetuarem em boas mãos!)

CrisB disse...

TripleB, Que bueno que ya los tienes y que te estan dando flores. Es que ya no me acuerdava si te los habia enviado o no. Después de tanto haber aburrido la persona que me los ha vendido, y no te los haber enviado como havia prometido, no estava correcto;)
Las semillas de Hippeastrun es muy facil hacerlas germinar. En una mescla de tierra y arena (para ser drenante) pones las semillas, las cubres un poco (no más de 1cm)y regas. Lo mejor es regar la maceta por imersion antes de sembrar. Después pones la maceta en un sitio con luz pero sin sol directo, ni viento. Lo mejor es en la parte de dentro de una ventana.
Las vigilas , nunca dejando secar la tierra, pero no la dejando mojada.
Ese es un bueno método, y dentro de algunas semanas empezaran a brotar las pequenas plantulas.

Yo no tengo tu email, no lo encuentro, me lo puedes dar de nuevo?

Muchos saludos

CrisB disse...

Jardineira, é com muito gosto que tomo conta dos teus bolbos de lachenalia. Sabes que não consigo dizer não.
E já estou curiosissima pois podem ser diferentes das amarelinhas que tenho por cá, que de sarapintadas só têm as folhas;)
Muito obrigada pela oferta:)

Unknown disse...

Olá Cris, Eu alertara sobre as anomalias climáticas, agora muito pronunciadas, no tempo do frio terá invernos muito rigorosos e curtos, a neve será comum em todo o continente europeu, incluso o sul de Portugal e norte do Marrocos, ontem dia 12\2 a temperatura em São Paulo, em um dia de "verão" foi de dezessete graus centígrados às 16:00 , temperatura máxima.
Temo que baixe para menos de 10°c isto seria a temperatura do inverno no verão, junto das chuvas enganariam meus bulbos, especialmente os de gloxínia que neste ano secaram e brotaram 4 vezes e não chegam a florir, vem o frio e mata a planta.
Espero que no verão europeu vocês não enfrentem calor de 50°c como no oriente médio e Grécia.
No ano 2008 morreram muitos franceses em uma onda de calor excepcional, aliado à alta humidade relativa do ar, cinquenta e cinco graus de calor em alta humidade matam. "No Brasil umidade não tem H mas em outras nações lusas o utilizam", bjs.

CrisB disse...

Beto, o nosso planeta está muito doente. E conseguimos ver isso simplesmente observando o comportamento de uma plantinha, que completamente desorientada, floresce antes do tempo, mais que uma vez, enfim...

teresa g. disse...

Bem amiga, eu devo estar a ficar senil, porque há anos que elas estão na entrada da minha casa, já as pus no blog, e não me lembrava que são as folhas e não as flores, que são sarapintadas...

A oferta mantém-se, claro :)

CrisB disse...

Jardineira, e és só tu? Não, descansa que há mais assim. Olha eu por exemplo, eheh. Sem ofensa, claro, estou a brincar.
As minhas estão agora com as varas florais a crescer, devem ter aí uns 10cm. As outras, as vermelhas, já estão a murchar. Ainda se aguentam bastante tempo abertas.
As tuas na entrada de casa devem ficar muito bonitas, mas se tens gosto em que fique com alguns bolbos, o gosto será todo meu, e cuidarei delas com muito carinho.
Quem sabe não serão "ligeiramente" diferentes? às vezes um pequeno pormenor faz a diferença;)

Heiligen Blummen disse...

Não podia deixar de comentar esta postagem!!!! ADORO esas flores e não sabia o nome...na semana pasada estive a separar os bolbos e colocar em vários vasos, para que e Dezembro fique com uma colação enorme dessas belezas naturais!!! procure no meu blo iá encontrar imagens das minhas quase no fim da pagina.

Tudo de bom!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...