Páginas

" Se não houver frutos, valeu a beleza das flores;
se não houver flores, valeu a sombra das folhas;
se não houver folhas, valeu a intenção da semente"
Henfil

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Gladiolo mutante?


Penso que seja um Gladiolus callianthus, mas ao mesmo tempo tenho sérias dúvidas pela cor das suas pétalas. 

Nessa vara floral, a primeira flor foi branca com as típicas machas castanhas, mas ao aparecer esta, fiquei abismada. Será que foi pelo frio? Mas também estava frio quando a outra abriu!?! 

Não consigo perceber o que se passou aqui e peço a vossa ajuda para desvendar este mistério.

21 comentários:

Juanillo disse...

Muy bonito este mutante a ver si descubres que le ha pasado... un saludo

ameixa seca disse...

Eu só sei dizer que é muito bonito :)

NELIO disse...

moi não saber....mas é uma alegria....

gintoino disse...

Virus?
Os meus não há meio de florirem...

Marisa Reis disse...

Se é mutante ou não, não sei, apenas sei que está lindissimo, quase parece uma coroa imperial...

Monica disse...

Como siempre, tus plantas tan especiales...

Un beso de tu amiga de Gran Canaria

Te animo a visitar este foro de reciente creacion en el que hay muy buen ambiente y gente fantastica.

http://jardinymas.5forum.net/forum.htm

Maca disse...

EU TEÑO OÍDO QUE AS PLANTAS PODEN VARIAR A SÚA COR DEPENDENDO DA TERRA ONDE SE PLANTAN, Ó MELHIOR A TÚA FLOR PASOULLE ISO, DE TODALAS MANEIRAS É MUITO FERMOSA,
UN BEIJO

Beatriz disse...

Cris...

saudades...

Suas flores ,como sempre maravilhosas.

Abraços......

Marisa Reis disse...

O João, lançou-me um desafio que vou passar a oito visitantes.
Dizer 8 coisas que sonhas para ti...
Vou dizer oito coisas que sonho para mim.

Felicidade
Saúde
O fim das guerras
Continuar a ter forças e tempo para cuidar das minhas plantas
Ter mais um filho
Esquecer as maldades praticadas por terceiros
Reencontrar velhas amizades
Poder ver o meu filho crescer forte e saudável e que ele saiba que pode contar comigo sempre e para sempre
Os contemplados com o desafio são:

Canela moída, a Cris, a Lília Mata, a Anete, a Florescer e a Dama do Lago

K disse...

OLÁ
LINDO BLOG, LINDAS FLORES
DEIXEI UM QUESTIONÁRIO PRA VC RESPONDER LÁ NO MEU BLOG http://adonadomundo.blogspot.com
UM BEIJÃO

Espaço do João disse...

Olá Sweet.
Pelo que se apercebe o jardim eatá mesmo jardinando, como dizia o Jô Soares. Por estas bandas estou a ficar um pouco triste, pois as geadas estão a dar cabo das minhas queridas orquídeas. Já lhes arranjei uma cobertura para a noite e todos os dias pela manhã lá vou eu pô-las ao sol.O que agora estão a ficar bonitas, pelo menos ainda não queimaram, são as frésias. Também as roseiras vão pelo mesmo caminho Não é fácil em climas adversos criar certas plantas ou flores. Um beijo.

Espaço do João disse...

Olá Cris.
Desculpa ter trocado o nome no comentário anterior. Espero que não leves a mal. Um beijo

Dama do Lago disse...

Oi Cris, há um selo e um recado para ti no Jardim :)! Bjs *****

Rose disse...

Minha querida, estava com saudades daqui.
VOLTEI!!!!!!!!

Miguel Jorge disse...

Olá gosto muito dos dois tons com o interior mais escuro e pintinhas ao longo das pétalas.

CrisB disse...

Juanillo, pienso que ya sey lo que es: virus!!! Es una pena que las bulbosas sean tan atacadas por eses malditos virus, pero que hacer?

Ameixa, obrigada. Apesar de não ser bom sinal, pois a planta está doente, não se pode negar que fica muito bonito.

Nélio, obrigada.

Gintoino, sim é vírus, acertaste em cheio. Acreditas que nem se me tinha ocorrido isso? Mas quando falaste nisso, fez-se luz. Perguntei a alguém entendido no assunto e confirmou o teu diagnóstico;)

Sweet, é realmente bonito, só é pena estar doente. Não sei como vai estar futuramente, pois estas doenças tendem a danificar as plantas. Aconselharam-me a queimar a planta para assim não transmitir às outras, mas eu vou ser mais "soft" e mesmo sabendo do risco, vou simplesmente isolá-la das outras.

Monica, que bueno verte de nuevo por aqui. Mis plantas de vez en cuando me van dado belas sorpesas, aunque esa aqui apesar de bela no es muy saludable, ya que la planta está enferma:(
Te está gustando ese blog? Ya lo visité, corriendo, pero me parece muy simpatico;)

Maca, hay algunas plantas que cambian de color, sea de la planta sea de la flor, por causa de la tierra, de algun fertilizante o otras materias. Esa aqui foy afectada por un virus, segun me deciran. Tengo mucha pena porque la flor, mismo con virus, es muy bonita. No se ve deformacion ninguna, solo mismo lo cambio de colores.

CrisB disse...

Beatriz, há quanto tempo. Como vai você? Agradeço-lhe por gostar das minhas plantas, pois você também tem plantas lindas.

Sweet, muito obrigada pelo desafio, mas penso que para já vou guardá-lo. Ando meio perdida com os desafios e selos. A ver se um destes dias os apanho todos (agora lembrei-me dos Pokemon, eheh) :)

Olá Dona do Mundo, seja bem vinda a este pequeno jardim. Como dizia à Sweet, assim que consiga, vou buscar o seu questionário. Obrigada por me escolher;)

Amigo João, pelo contrário, aqui os estragos foram muitos. Algumas plantas estão mais protegidas, ou pela parede da casa ou dentro da estufa. Mas as outras sofreram muito. As flores do Natal ficaram igualzinhas às tuas. A minha, que só estava já em pequenos ramos, até esses ramos ficaram queimados. A árvore da flor de Natal da vizinha ficou como a tua. Até as suculentas mais resistentes ficaram queimadas. Aqui foi uma lástima. Penso que este ano foi terrível para todos, pois as tempertaturas foram demasiado baixas para as nossas plantas. Sabes quais é que resistiram bem? Os abutilões! Não imaginava, mas estão aí, de pedra e cal, sem uma folhinha queimada. Até estou surpresa, pois o mais pequeno comprei-o há pouco tempo, e era suposto estar muito viçoso. Mas portou-se muito bem!

Dama do Lago, obrigada. Dá-me um tempinho, que já lá o vou buscar, tá? Isto da falta de tempo é terrível. Acho que tenho que me levantar a meio da noite e vir para aqui, para por-me em dia com a escrita, eheh. Se eu conseguisse levantar-me a meio da noite, eheh.

Rose, por onde tem andado moça? Que alegria vê-la de novo, de vez em quando pensava em si e no que lhe teria sucedido. Espero que esteja tudo bem e que volte em força para junto de todos nós:)

Miguel, ao ler o teu cometário lembrei-me de um comentário que fizeste há uns tempos num post com um Hippeastrum também com salpicos de vermelho, lembras-te?
Também gostaste muito desse:)

Unknown disse...

Nas plantas nem todos os vírus são indesejados, no caso das Tulipas, quando afetadas pelo vírus do mosaico, elas dão flores das cores vermelha com amarelo, não fazendo mal às plantas. Evitar o plantio de Tulipas Rambrand ( não sei a grafia correta ) é homenagem a um artista europeu. A grafia pode variar tanto em uma língua quanto no Brasil, temos a língua da internet "internetês" um reducionismo enorme das palavras, como por exemplo:
vc = você , tc = teclar
:-) = estou contente, :-( triste
vc tbm = você também. é um novo dicionário de português de internet. Muitas palavras são internacionais como contente, triste, etc... bjs (este vc conhece bem)

Miguel Jorge disse...

As pintinhas nas flores fascinam-me .Fui apanhado.

CrisB disse...

Beto, eu ainda sei muito pouco sobre os virús, mas pelo que já vi, as flores até podem ser bonitas (algumas), mas será que vale a pena pôr em risco uma colecção? Veja o caso das Sparaxis, que um ano começaram a aparecer com pintas brancas nas pétalas, que até eram interessantes, mas sabendo que eram virús e que se mantivesse as plantas, dali a um ano ou dois, a planta estaria de tal maneira afectada, que já não teria cores (se é que daria flores). Aconselharam-me a queimar esse gladiolo. Eu como sou mais moderada, afastei-o das outras plantas.

Miguel, eu já sabia:) Vi isso logo no outro post, eheh. Apanhei-te mesmo;)
Não me vou esquecer, assim que tiver mais uma flor com pintinhas eu aviso-te:)

Unknown disse...

Cara Cris, Eu alertara em outro recado para não plantar as tulipas rambrandt ( afetadas pelo vírus do mosaico do fumo, estes vírus afetam e matam muitos tipos de plantas mas nas tulipas elas produzem a rara beleza das flores bicolores amarelo com vermelho, eu disse para nunca plantar tulipas rambrand junto a outras tulipas para evitar que todas fiquem com a mesma doença e mude a cor das flores, para evitar a transmissão de vírus entre canteiros e plantas diferentes, combater insetos-praga como pulgões ,cochonilhas e evitar mexer em dois canteiros com a mesma ferramenta sem limpar bem da terra antes, mover terra ou ferramentas por diferentes canteiros pode espalhar vermes como os nematóides ( são minúsculas "minhocas" que invadem as raízes das plantas e deixam-nas com raízes grossas como galhadas, mas frágeis e deformadas e sem a função natural delas. para combater estes vermes plantar capuccinos ou chagas, uma flor bela e que se dá bem tanto no Brasil como na Europa, plantar tambem tagetes, conhecidos no Brasil como cravo-de-defunto, pois são comuns em cemitérios brasileiros, as duas plantas são nematicidas(destroem os nematóides) No Brasil tambem se planta a mandioca brava ( mandioca venenosa que é utilizada para se fazer farinha para tapioca, o ácido cianídrico contido nas raízes destrói os vermes. Esta planta é altamente tóxica e praticamente exclusiva aos países de clima tropical. Contra pulgões utilizamos o sulfato de NICOTINA ou a calda de fumo, que é preparada com fumo de corda picado e diluído em álcool por um dia, depois é coado e diluído em água, 100 gramas de fumo são suficientes para preparar cinco litros do inseticida, a nicotina mata muitos tipos de insetos. bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...