Páginas

" Se não houver frutos, valeu a beleza das flores;
se não houver flores, valeu a sombra das folhas;
se não houver folhas, valeu a intenção da semente"
Henfil

domingo, 19 de outubro de 2008

Maduras


Estas são sementes de uma  Zephyranthes sp.

Como até há pouco tempo só tinha tido a Zephyranthes grandiflora, que não dá sementes, nunca tinha tido a oportunidade de assistir a este processo. Pode-se dizer que é semelhante ao dos Hippeastrum, só que em tamanho muito inferior e muito menos tempo de amadurecimento (menos de um mês). 

12 comentários:

Ana Ramon disse...

Passei por aqui e fui novamente surpreendida. Assim é que me dou conta da minha ignorância. Nunca tinha ouvido falar em Zephyranthes e tive que ir fazer pesquisa no Google. Mesmo depois de ver várias fotos, continuei na mesma. A ver se estou mais atenta para a reconhecer quando me deparar com ela.
Beijinho

Unknown disse...

Oi Cris, eu vi o fruto que está a abrir e liberar as sementes, fruto é igualzinho ao do hyppeastrum, com as três partes, amanhã ou no máximo terça-feira vão cair naturalmente com as sementes espalhadas pelo vento.
uma pergunta, terça-feira ainda tem hífen? a nova escrita vai simplificar um pouco com o fim da famigerada trema, como na palavra agüentar, melhor sem os dois pinguinhos na letra U , agora só em nome de alemão se vai ver este acento idiota?
beijos para você e todos os que aceitarem, aos homens um aperto de mãos e um sorriso.

Mar.garida disse...

Desde quando aguentar leva esse acento?? Nunca levou. Em relação á planta, desconheço completamente. tenho de ir pesquisar sobre ela. Cris costumas guardar as sementes?
bjs :)

greenman disse...

Tem nomes muito bonitos!!!

'Rain Lily' em inglês e Lírio-de-Zephiro em português!!!

E a flor é linda! De que cor é a tua???

Anónimo disse...

Confesso que também desconhecia esta flor... e lá fui investigar... é linda!!!

Unknown disse...

Os brasileiros sempre ensinam a colocar este acento quando o U nas palavras com qü como sequestro, o Gu de aguento realmente nunca teve trema, foi engano de português brasileiro, o Bill gates criou a língua do Brasil quando tinha muitas diferenças. (sic)
bjc ( de um brasileiro ) que gosta de saber mais das plantas dos climas temperados.

CrisB disse...

Ana, se soubessemos tudo a vida não tinha interesse, não é? Estamos sempre a conhecer coisas novas e isso é maravilhoso.
As Zephyranthes são plantas adoráveis, umas das minhas preferidas. Até há bem pouco tempo só tinha umas que tinha comprado, mas com o tempo fui conseguindo outras, e têem-me surprendido pela positiva com as suas flores. Ainda sei muito pouco sobre elas, pois cada uma tem necessidades diferentes da outra e não é fácil cuidar cada uma de maneira diferente. Mas estou a tentar e a aprender;)

Beto, a cápsula é muito parecida á do Hippeastrum, só que bem mais pequenina. Você não cultiva as Zephyranthes?
Nós utlizamos o ifen em terça-feira, e letras que espero continuarmos a utilizar as consoantes mudas. Não me agrada nada alterar o modo de escrita, apesar de saber que ao longo dos anos a nossa escrita foi mudando. Acho que vou continuar sempre a escrever da mesma forma. Talvez os jovens se adaptem melhor:)

Margarida, vais ver que quando conheceres melhor esta plantinha, vai ficar fã dela.
Quanto ás sementes é a primeira vez que tenho sementes. As outras nunca deram sementes, mas em contrapartida reproduzem-se muito bem a partir de bolbos (no espaço de um ou dois anos passas de 5 a 15 bolbos sem dares por isso;))

Green, até agora tenho cor de rosa, branca e amarela. Chamam-lhe rain lily o lirio de la lluvia porque costuma florescer em profusão depois de uma boa chuvada. É claro que também florescem sem chuva;)

Pó de Arroz, e não é encantador este pequeno lirio?

Unknown disse...

Eu não conheço esta planta,vendo as fotos vejo que é uma bela planta de países temperados, pode ser que existam no Brasil, aqui muitas plantas do mundo temperado se adaptaram e fazem o estio ou descanso durante a estação da seca com mais dias frios ( inverno ), no verão os dias mais longos aliados a copiosas chuvas, um temporal ou chuva forte de uma hora, seguido de tempo bom e calor. No inverno incrivelmente pode-se ter dias mais quentes no verão, aqui em São Paulo o recorde de temperatura alta foi em um dia de inverno, chegou a 38°c
no verão foi de 37ºc e neste ano o inverno foi muito quente e com dias secos, interrompidos por frentes frias que vêm da Argentina e baixam a temperatura para 9 ou 10°c , o dia fica nublado impedindo esquentar, vem uma por semana e em 3 dias vem um calor de 26°, sempre nos fins de semana o frio vem, muitas vezes mais amenos (16°c) bjc

CrisB disse...

Beto, por aqui o tempo anda muito esquisito. Ora temos dias de Verão, ora um frio de bater os dentes. Desde que tenho a minha pequena estufa, ora ponha lá as plantas, ora as tiro de lá.
Nem para nós este clima é bom, e as constipações e gripes já andam por aí escondidas à n/espera:)
Quanto a estas plantas, sabe que aí no Brasil existem muitas e lindas? Desde Zephyranthes, Habranthus a Hippesatrum , existem esppécies maravilhosas.

Unknown disse...

Cris, a culpa desta maluquice no clima mundial é da imensa quantidade de gás carbônico liberado na atmosfera, principalmente nesta década e os efeitos serão sentidos em alguns anos.
É previsto que em 30 anos o oceano glacial ártico ficará sem nenhum gelo no verão, o clima no sul da Europa pode tornar-se tropical, altas temperaturas o ano todo, só diferindo do Brasil onde a variação da duração do dia é entre onze e treze horas diárias de sol.
Na Europa para o cultivo de plantas tropicais vai ser necessário cobrir as plantas algumas horas diárias para o dia não ter mais de 14 horas de sol continuadas, assim as plantas vão florir e frutificar, incluso a jabuticaba,café e demais plantas. Você viu a corrida de formula 1 ,o clima ficou imprevisível mas creio que um dia Deus dará um basta nos chineses, americanos e europeus que queimam petróleo e carvão de pedra ( hulha ), um passo positivo seria a comunidade européia adicionar vinte por cento de álcool etílico na gasolina, igual no Brasil, assim o consumo de combustíveis fósseis diminuiria e o Brasil venderia o álcool e bio diesel ( substitui o óleo diesel ) em todos os motores a diesel e pode ser utilizado até a 100% ou seja sem diesel de petróleo. O clima mundial agradece.
bjc do beto

CrisB disse...

Olá Beto. A única parte que me alegra é saber que um dia posso vir a ver um pé de jabuticaba dar frutos aqui.
Agora falando sério, é preocupante estas alterações que se estão a fazer sentir. O Homem é egoista e nem para si é bom , pois ele próprio está a tratar da sua extinção!

Unknown disse...

Está comprovado cientificamente, não existe nenhum planeta do universo com vida inteligente.
( nós humanos somos muito petulantes em achar-mos inteligentes, somos mais burros que os animais, nem mesmo tigres, leões e outras feras destruíram o meio ambiente, o Homo sapiens sapiens é o único primata que pratica o suicidio, os outros fazem de tudo para sobreviverem e mesmo nas piores condições eles se matam, podem comer filhotes para evitar que eles morram de fome com certeza e para evitar sofrimentos das crias, sòmente temem predadores e novos machos dominantes que comem os filhotes do rei derrubado da majestade, eles fazem por instinto para a perpetuação de seus genes e não os do rei deposto. conclusão: o Homem é menos inteligente que os bichos, seria ofender o burro, um animal esperto comparar com o idiota do ser humano, a décima milionésima variedade de vida mais inteligente deste planeta entre as dez milhões de variedades de vida conhecidas. ( se tiver mais, sempre seremos os últimos ).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...