Páginas

" Se não houver frutos, valeu a beleza das flores;
se não houver flores, valeu a sombra das folhas;
se não houver folhas, valeu a intenção da semente"
Henfil

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Visitantes


Há dias pensei em fazer um comedouro para os pássaros.
Então lembrei-me de utilizar uma garrafa, que só deitasse para fora as sementes à medida que os pássaros iam comendo. E foi assim, com uma garrafa, um prato de plástico (doa que utilizamos para os vasos), ums pedaços de fio e rolha, e num instante ficou pronto.

Hoje de manhã foi uma alegria vê-los, de volta das sementinhas.

20 comentários:

tsiwari disse...

Que ideia gira!


;)))*

Nelio disse...

Cris:até eu fiquei alegre com esse gesto bonito,eles agradecem certamente,e assim sempre os podes observar bem de perto,excelente.....

Anónimo disse...

Oi Cris. Adorei essa tua criatividade. Excelente. Estás a ajudar o ambiente de duas maneiras - por um lado a vida selvagem, por outro foi menos uma garrafa que foi para o lixo ou para uma eventual reciclagem (que mesmo assim iria gastar energia para se tornar noutra coisa qq.)
Parabéns. bjs Paula

Anónimo disse...

Hola Cristina

Que buena idea. Tu hija estara muy contenta al ver los pajaros venir a tu jardin...A ver si asi se anima un poco.

Un beso de tu amiga de Gran Canaria

Rosaterciopelo

Espaço do João disse...

Cris.
Achei uma boa ideia essa de alimentar os pássaros. Eu costumo todos os dias alimentá-los juntamente com as rolas mas, a comida é colocada no chão. Vou aproveitar a ideia, pois é uma maneira dos gatos não lhes darem caça. Beijos João

Rose disse...

AMEI, SIMPLISMENTE UMA FORMA INTELIGENTE E LINDINHA DE CUIDAR DESSAS GRACINHAS DA NATUREZA.
VALEU, MINHA QUERIDA!!

Rose disse...

Cris, ando "embromando " no meu caminho, preciso de fotos e novidades, mas mesmo assim eu posto e será um prazer ver vc por lá.
Bjs.

Paulo disse...

Cris, parabens pelo jardim! que saudades de plantar! è que vivo no mar...
Meus sentimentos pelo Micas. Infelizmente os animais motorizados nao respeitam nenhum outro genero. digo como animal ciclista...
Tive um gato nas mesmas cores. Mas claro que o Micas esta muito melhor desenhado nè! Ele vai continuar plantando, adubando e 'acariciando' outras flores por onde anda.
Parabens pelo blog. Fotos lindas, me dao alegria! Simpatico, singelo, sincero.Uma flor!
estou buscando sementes (E bulbos!) para presentear em Cabo Verde, parto em breve com meu veleirim das Canarias. Li que voce tem um contato por aqui. Sera que poderia me ajudar ?
De uma olhada no www.correosdelamar.org , estou embarcando nele tambem!
Um beijo, uma flor e um queijo!
Paulo Pan

CrisB disse...

Olá a todos. Ainda bem que gostaram deste comedouro "improvisado". Mas digo-vos mais: quem ainda gostou mais foram os passarinhos. Nem imaginam a quantidade que aparece, até lutam pelo lugar para comer. O damasqueiro fica cheio de passarada, é um regalo vê-los. As plantas por baixo é que não gostam muito, coitadas, estão todas sarapintadas de branco, eheh.
E este bichinhos comem... Esvaziam metade do comedouro num dia! Nunca pensei!
Há bocado até dizia, os pássaros daqui devem ter ido chamar os das vizinhaças :)

CrisB disse...

Olá Paulo, seja bem vindo ao meu jardim. Como é passar o tempo no mar?
Quanto às sementes e bolbos, se for a uma grande superficie aí nas Canárias penso que encontrará, pois agora estão muitos à venda, por ser altura de plantar.
Esse seu gesto é muito bonito.
Quanto aos meus amigos das Canárias, eles vêm aqui regularmente e de certeza veêm o seu comentário.
Uma boa viagem até Cabo Verde.

kate disse...

What a cute birdfeeder ... I love the way your put the plastic underneath ... then I saw the beautiful blossoms on the tree. Birds and flowers - you are lucky!!

Anónimo disse...

foram frutos de auto-polinização e de outra da mesma variedade que polinizei, misturei os grão de pólen das duas plantas e deram muitos frutos carregados de sementes, sobraram umas 500, para que eu mande eu preciso da caixa postal tua ou de um endereço onde possa pegar as sementes, tudo grátuitamente. ( poder germinativo acho que é de metade das sementes)

Anónimo disse...

anonimo = beto.pistelli
São paulo Brasil
sementes hyppeastrum vermelho

CrisB disse...

Kate, this three is so important to me. Its an apricot three, I love this fruit. By now there are already plenty of little fruits.

Beto, obrigada pela oferta.

anete joaquim disse...

Tenho alpista num dos vasos que usava para bebedouro, mas não noto que os pássaros vão lá comer. Deve ser por terem a barriga cheia da fruta que tenho no quintal. Andaram nas anonas, depois nas nêsperas, enfim! Alpista, nada!

CrisB disse...

Anete, pois aqui se puser um saco inteiro, num dia comem-no.
MAs de manhã é uma alegria ouvir a chilreada...

Anónimo disse...

Vc teria um esquema de como montar esse comedouro, pois naum entendi o fato de ter a rolha!
Adorei a idéia e quero coloca-la em meu jardim,tenho muitas espécies de pássaros na minha redondeza!
beijosssss

CrisB disse...

Olá Leila, vou ver se consigo explicar, pois nã ofiz esquema. A ideia surgiu-me e fui fazendo.
A rolha (de cortiça) serve para o gargalo da garrafa não encostar no prato de plástico , mas com umas fissuras para a comida passar. Isto é, se não tivesse a rolha, a comida saia toda de uma vez pelo gargalo e além disso a garrafa bailava solta em baixo.
O que eu fiz foi cortar tres cubinhos de rolha e colar no gargalo, assim quando coloquei o prato e atei com os fios, fico a fazer pressão. A comida passa nos espaços entre esses cubinhos.
Mas´penso que não foi muito boa ideia, pois a superficie de colagem era muito fina e já descolaram. Agora opteu por colocar um pedacinho de madeira por debaixo do gargalo só deixando um espacinho de cada lado para cair a comida.
Acho que baralhei um pouco, mas se não fui muito clara, posso tentar explicar de outro modo (talvez fazendo outro comedouro e fotografando as etapas;) .

Anónimo disse...

OLÁ,TUDO BEM??
GOSTARIA DE SABER ONDE ESTA AROLHA PRA Q SERVE?? PQ NAO ENTENDI !!
NAO DA PRA VER COMO FOI MONTADO!!
AGRADEÇO.

CrisB disse...

Anónimo, a rolha serve para tapar parte do bocal da garrafa, assim como criar espaço entre este e o prato, para as sementes poderem sair moderadamente e não todas de uma vez, sendo que assim não há desperdício.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...