Páginas

" Se não houver frutos, valeu a beleza das flores;
se não houver flores, valeu a sombra das folhas;
se não houver folhas, valeu a intenção da semente"
Henfil

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Mais Lillium



Pois é, por mais que tente, de vez em quando não resisto e lá compro mais uns bolbos, mesmo sabendo que vai ser muito difícil darem flor da cor anunciada.

Desta vez foram três bolbos de Lillium, dois orientais (dos que têm cheiro e por vezes as pétalas maiores) e um asiático (o branco). Os orientais são da variedade Strargazer, de um cor de rosa vivo com pintas escuras e o centro com uma risca branca. O bolbo asiático dizem ser laranja e amarelo.
No próximo fim de semana vou plantá-los num vaso cada um. Agora é boa altura para plantar estas plantas, crescem muito rápido e talvez para o ano novo já tenham algumas flores.

18 comentários:

Espaço do João disse...

Olá Rose.
Folgo muito saber que seus bolbitos estão a pôr a cabeça de fora.Eu não sei como se chamam, nem tão pouco se cheiram bem ou mal. Como sou um pouco alérgico aos cheiros , limitei-me simplesmente a fotografar as flores. As que tenho em casa estão em franco desenvolvimento. Se derem flor, logo saberei seu odor ou aroma. Beijos João

CrisB disse...

Sr João, então a trocar os nomes?!? Achei giro, porque ainda há uns tempos você chamou Cris à Rose. Não se chateie, ami também me acontece.
E quanto ao cheiro das flores dos seus bolbos, não se preocupe, se cheiram mal, também têm direito à vida, e a flor não tem só o cheiro, tem beleza, que é muito importante.

Espaço do João disse...

Olá Cris.
Perdão por ter trocado o nome mas, os meus amores são tantos que trocamos os nomes. Penso que estou perdoado...Agora mudando de assunto:- Há um ditado antigo que por cá se dizia, é; comer e calar. Eu também tenho em casa os tais bolbos logo que possível vou posta-los. Já não se pode fazer uma gracinha, não! Logo digo-lhe mais algo. Bj. João

CrisB disse...

Sr João, não gostei dessa do comer e calar. Porque haveria do o fazer?
Eu não me importo nada de ter essas flores, mesmo que o seu aroma não seja dos melhores, é foi graças a si que as tenho. Mas daí a limitar-me a ficar com elas e não falar delas, é um pouco exagerado, não?
E se elas cheirassem muito bem, como era?

Só espero que não fique aborrecido com esta situação, aliás, não vejo motivo para isso.

Se quiser espreitar este site, fala um pouco da planta :

http://www.thegardenhelper.com/cgi-bin/ubb/cgi/ultimatebb.cgi?ubb=print_topic;f=28;t=000082

Espaço do João disse...

Olá Cris.
Primeiro do que tudo ponha o senhor de lado pois nosso relacionamente até este momento é dos melhores.Passe por favor a tratar-me pura e simplesmente de João. Parece-me que a minha querida não leu o meu perfil. Sou um brincalhão por excelência e, não será fácil ofenderem-me. O que eu qiz fazer foi precisamente uma bincadeira mas, não pense que foi de mau gosto. Essas flores teem o condão de serem carnívoras e por conseguinte , mosca, mosquito, vareja ou outro insecto que vá lá parar fica lá dentro. O seu aroma só se faz sentir quando aproximamos o nariz junto dela. Tanto é que também tenho em minha casa e, até está vedada para que a Nina não a estrague. Visite mais vezes o meu espaço que fico muito agradecido. Bj. João

Nelio disse...

Cris a alguns anos atráz eu vi bolbos á venda de lilium não resisti e comprei várias cores,rosa, laranja,amarelos,um branco amarelado e acho que até vermelho,foi uma alegria ver aquilo abrir,depois da flor criam-se uns bolbilos junto ás folhas ainda coloquei na terra e deu plantinhas novas,mas actualmente não tenho...boa sorte para as suas plantações...

Anónimo disse...

¡Hola Cris!

Veo que no soy la única que escoge los bulbos brotando....Tienen muy buena pinta y parecen bastanta frescos.
Suerte con ellos!

¿Que tal te van los semilleros?

Un beso,

rosaterciopelo

Rose disse...

ahahahahahahahhaahahha, essa troca foi chocante... ahahahah.
Acontece sempre comigo e a maioria do ser humano tbm .
Os bolbos já estão a criar folhas???pode isso acontecer sem terra????

CrisB disse...

João, só pus o Sr atrás do seu nome porque estava "zangada" ;)

Desde o inicio que soube que planta era, e nunca disse nada para que não ficasse triste, e agora, de repente descambou tudo, lol.
Quando disse à Anete que lhe tinhamos "descoberto a careca", afinal acertei em cheio, Sr Maroto, queria pregar-nos uma partida!

E nunca, em tempo algum, pensaria em não visitar o seu blog. Ontem fui um pouco mázinha, fui lá visitá-lo, mas não comentei, lol

Bj
Cris

CrisB disse...

Nélio, o que fizeste ao teus bolbos?
Tens que comprar mais, devem ficar lindos no teu jardim.

Mónica, todos en la caja ya estaban asi, pienso que la caja esteve cerrada algun tiempo, y con la humedad, empezaran a brotar.
Pero es curioso, quando veo bulbos asi brotados, los prefiero a los otros.

Quanto a los semilleros, van bien por ahora. Algunas aun no nascieran, pero me han dicho que pueden tardar en nascer hasta primavera (que paciência tiengo que tener...).

Besos

CrisB disse...

Rose, pois é, temos andado ao rubro com esta troca de galhardetes, lol, mas é uma "discussão" saudável que, na minha opinião, fortalece a amizade.
Bjs
Cris

Nelio disse...

Cris ,bem perdi-os acho que devido ás obras que aconteceram por cá,e uns foi mesmo falta de cuidado....se encontrar á venda sou capaz de comprar sim.....

Rose disse...

Como vai vc???? espero que esteja tudo "azul".

CrisB disse...

Nélio, já compraste os bolbos?

Rose, por aqui tudo muito azul, o céu então até dá gosto, super azul.

Cris

Nelio disse...

Cris ainda não encontrei os ditos bolbos,mas com certeza vou á caça deles.....lol

kate disse...

Hi Cris,

I followed the translation of your post well until the end. Where are you planting these? The only thing I could figure out is that you might be forcing them.

CrisB disse...

Nélio, quando os encontrares, avisa, ok?

Kate, I've planted them in a place for plants (it's not a pot, but a structure builted, sorry, I don't know the name, and these translatores are horrible).
These bulbs already came forced, so, when we plant them, the flowers tend to appear in two or three months.

Kindly
Cris

Nelio disse...

Cris: ajude-me ,fui procurar bolbos de liliuns,mas encontrei de jacintos em 4 cores,pacotes de 5 bolbos cada,branca,vermelha,rosa,e azul...que devo fazer???colocar na água um dia antes de plantar???plantar a quantos centímetros de profundidade???tenho a ideia de os colocar em vasos de barro.....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...