Páginas

" Se não houver frutos, valeu a beleza das flores;
se não houver flores, valeu a sombra das folhas;
se não houver folhas, valeu a intenção da semente"
Henfil

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Semente de Crinum





Lembram-se de há uns tempos ter colocado a foto do meu Crinum branco com sementes?


Como era o primeiro ano que via estas sementes a crescer na planta, estava cheia de dúvidas. Uma delas era se aquela "bola" enorme seria uma ou mais sementes. Acabei por constatar que era uma só semente. Isto foi depois de voltar de férias, pois enquanto estive fora, duas delas cairam. Foram colocadas num saco de plástico, sem ser fechado, mas deve de ter-se criado um ambiente propípcio, pois uma começou a germinar. Só passados uns dias dei por isso, quando abri o saco e vi que uma das minhas sementes tinha qualquer coisa a sair de lado. Trouxe-a para dentro de casa, para ser constantemente observada. Desde essa altura, aproximadamente 1 mês e meio, o "espigo" cresceu bastante, e como podem ver pelas fotos, foi ganhando um formato de um pequeno bolbo, com pequenas raizes a pedir para irem para a terra.

Foi numa fase um pouco mais avançada que esta, que o ano passado me deram três sementes. Aqui começa o processo de engorda do bolbo através da semente, ou seja, enquanto o bolbo não tem raizes suficientes para se alimentar, vai utilizando os nutrientes da semente, a qual vai cada vez ficando mais "chocha", até ficar seca.

Crinum x powellii Alba

7 comentários:

Anónimo disse...

CRISINHA, LEVANTE ESSE ASRTRAL, BOLA PRÁ CIMA, MENINA. SE EU ESTIVESSE AÍ PERTO, LEVARIA VC PARA DANÇAR, ELEVAR SEU RITMO, VAMOS MENINA...VÁ DÁ UMA VOLTA NO JARDIM.
LEIA ALGO QUE TE DEIXA FELIZ OU VÁ AO MEU BLOG...AHAHAHAHAHAH.

Ezequiel Coelho disse...

estás com baixo astral???? Não consigo "ler" isso neste "post"!...
As sementes são (mais) uma maravilha da natureza!
Bom fim de Semana!!!

gintoino disse...

Mais uma lição para aprender com a cris. Esta coisa das sementes continua a ser um bocado "misterioso" para mim

CrisB disse...

Rose, obrigada pelo apoio.

Ez, siiiiiiim, estou com baixo astral, ando um bocado desmotivada, mas há-de passar.
Se não "leste" isso neste post é porque fiz um esforço enorme para criar un novo post, e isso soube-me bem. Enquanto escrevia, sentia-me mais leve. Não consigo explicar melhor. Isto é quase como o ditado antigo "quem vê caras não vê corações".
Deixa-me que te diga que não perdes uma oportunidade para dar uma picadinha! Mas até gostei, assim pude explicar o porquê. ;)

Gintoino, eu também cada vez mais me surpreendo com as sementes, passo um bom bocado a observá-las. Merecem coitadas, pois esforçam-se tanto!

Bjs
Cris

Paulo disse...

Vale a pena, sim, Cris. Essas sementes vão oferecer-te mais flores lindas.
Ânimo!

CrisB disse...

Paulo, vou-vos mostrando todo o processo de desenvolvimento desta planta, é magnífico.
Cris

Rafael Abreu disse...

Isso me lembro um coco da bahia seco... me deu ateh fome!!! Naum fica trsite.. toh meio sem tempo mas vou vir sempre aki rsssssss abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...