Páginas

" Se não houver frutos, valeu a beleza das flores;
se não houver flores, valeu a sombra das folhas;
se não houver folhas, valeu a intenção da semente"
Henfil

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Freesia Mãe


Quando tirei este bolbo da terra, a primeira imagem que me lembrei foi a da Vénus de Willendorf.
Já tenho visto muitos bolbos de freesia, e realmente com os novos bolbitos, tomam formas estranhas, mas como este, foi a primeira vez.
Vénus de Willendorf:

14 comentários:

teresa g. disse...

:)
Uma frésia prolífica e feliz!

gintoino disse...

hum, retiras os bolbos das fresias da terra? os meus ficam enterrados o ano todo, e o nº de fresias vai aumentando e aumentando... ;-)

Luís Santos disse...

Olá, desculpe encontrei este blog numa pesquisa por bolbos e como estou a iniciar esta obsessão bolbosa queria fazer uma pergunta: Sem ser no AKI (Lisboa)sabe onde posso comprar bolbos de qualidade?
Vou ler o seu blog.
Obrigado

Paulo disse...

Adorei esta Vénus de Willendorf. Acho que lhe fica bem o nome.
:))

Rafael Abreu disse...

Esse que parece um coco! Postei no lugar erradooo!!! Será que é gosotoso? hmmm e os menorespoderiam ser castanhas... ou algo assim! isso me da fome!

Rose disse...

OLÁ, CRIZINHA, COMO ANDA SEU ASTRAL, ESPERO QUE ESTEJA LÁ EM CIMA...AHAHAHAH.
HOJE ME LEMBREI DE VC, COLOQUEI UNS BOLBOS DE LÍRIOS E UMA FLOR QUE PARECE BOLA DE FOGO, QUANDO BROTAREM LHE MOSTRAREI E DAREI SEU NOME Á ELAS, OK?
TUDO POR SUA AMIZADE...AHAHAHAHAH.

CrisB disse...

Jardineira, as Freesias são assim, dão muitos filhotes. E se as semeares, são flor nesse ano.

Gintoino, tirei-os da terra para "arrumar" o jardim. Para o ano vou deixá-los ficar, assim como os narcisos e outros.

Luis, obrigada pela visita. Espero que volte sempre. É um pouco dificil responder-lhe, pois, nos grandes espaços, vai haver muitos bolbos, agora em Setembro vem a "nova colecção". Na net ainda não comprei. Muitos dos que tenho são graças a ofertas ou trocas com pessoas amigas.

Paulo, também penso o mesmo.

Rafael, os estudos não o deixam comer? Olhe que assim fica fraco e começa com visões ;)

Rose, meu astral já está melhor, obrigada pelo apoio.
Você disse "folor bola de fogo"?????? Não posso crer, é a que eu estou a pensar?????? Um Scadoxus?????? Me mostra, pleaaaase!!! Adoro essa flor!!!!

kate disse...

That is an amazing bulb with babies!

CrisB disse...

Hello Kate, welcome to my garden.
I also like this bulb very much. I think I'll plant it just like this.

anete joaquim disse...

Eu cá também deixo os meus bolbos na terra. Quando quiserem, que floresçam. Já sei que diminui a força do bolbo, mas não tenho conhecimentos para saber quando os devo plantar outra vez e, assim, deixo a natureza seguir o seu curso.
um beijão, cris e espero que estejas melhor. Isto por cá também tem andado mal.
Desculpa a ausência.

Rose disse...

CRis, antes de lhe comentar eu pesquisei sobre a scadoxus. è sim a flor que tenho. Ela só dá flor uma vez por ano, parece uma bola em chamas, quando der a flor eu lhe mostro, com prazer. Vou lhe mostrar a imagem dela em broto, aguarde.

CrisB disse...

Anete, que bom apareceres por aqui. Espero que te recuperes rápido, o que nem sempre é fácil. Força, e se precisares, já sabes onde me encontrar.

Rose, já fui ao teu blog ver a foto. Sou louca por essas plantas, nem imaginas: este ano comprei 4 bolbos (em abril), só agora um deles está abrotar da terra. MAs não sei não, só depois de os ver em flor é que posso dar pulos. E pensar que isso nasce selvagem em África...

Espaço do João disse...

Olá Cris. As frésias propagan-se pelo menos de 3 maneiras. Por bolbos à volta do bolbo mãe, por bolbitos agarrados ás astes fora da terra e, por semente .Esta última normalmente dá flor no mesmo ano. As suas flores normalmente saiem sempre da mesma cor. Vá lá saber porquê? A flor mãe é muito visitada por abelhas e são polinisadas, enquanto os restantes bolbos ainda não deram flor. Beijos . João.

CrisB disse...

João, o ano passado pude ver que semeadas dão flor nesse ano, não fazia ideia disso. Realmente muita gente diz que de semente saem todas da mesma cor. A minha saiu amarela, para variar.
Este ano colhi umas sementes de uma grená, vamos ver de que cor sai!
Bj
Cris

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...