Páginas

" Se não houver frutos, valeu a beleza das flores;
se não houver flores, valeu a sombra das folhas;
se não houver folhas, valeu a intenção da semente"
Henfil

sábado, 2 de junho de 2007

Lilium Surpresa



Ás vezes é preciso esperar quase uma eternidade para ver uma planta dar flor. Este bolbo foi comprado o ano passado, já um pouco fora de epóca e bastante desidratado. Como a embalagem tinha a fotografia de um Lilium trompeta amarelo "torrado", não resisti e comprei-o mesmo assim.
Quando cheguei a casa, plantei-o de imediato, e nos dias que se seguiram não o perdi de vista um só dia. Após algumas semanas de espera, comecei a ver algo a sair da terra. Foi crescendo, crescendo, mas, como tinha estado muito tempo fora da terra, não se desenvolveu como um bolbo bem nutrido. Cresceu aproximadamente uns 30cm, com umas folhinhas muito finas, bem diferentes das dos outros Liliums. Nessa altura começaram a aparecer umas pequenas folhas rente à terra, sinónimo de que se estava a multiplicar.
O Verão passou, secaram-se todas as folhas e eu não lhe mexi, sempre com muito medo de fazer algum disparate. Assim passou parte do Outono e do Inverno.
No final deste Inverno decidiu que já estava preparado para sair cá para fora de novo, desta vez com toda a energia que tinha acumulado. Em vez de um, nasceram dois Liliums e alguns filhotes. Cresceram bastante alto, quase 1 metro, e desde cedo vi que cada caule só tinha um botão.
A expectativa nesta altura já era enorme, pois ansiava por ver ao vivo essa flor amarelo "torrado". Os botões foram crescendo e quando chegaram quase à altura de abrir, altura em que começamos a ver se a flor será clara ou escura pela tonalidade do botão, estes meus eram cada vez mais brancos.
No dia em que abriu a flor, esqueci-me de imediato do amarelo "torrado".
Posso dizer que valeu a pena todo este tempo de espera.

11 comentários:

Paulo disse...

Há boas surpresas. Ficou lindo assim. Parabéns pelo nascimento de mais uma flor.

CrisB disse...

Paulo, esta foi mesmo uma boa surpresa, mas nem sempre é assim. Este ano comprei mais uns Liliums Orientais de várias cores. Até agora, só me sairam brancos e um rosa. Não deixam de ser bonitos, mas chateia. E quando vais dizer a quem tos vendeu que não são iguais, tens sempre a típica resposta "Mas temos vendido tantos e nunca niguem reclamou", e começo a ser olhada de lado.
Ainda faltam abrir uns três, pode ser que como são os últimos, me façam uma surpresa.
Cris

gintoino disse...

Valeu a pena a espera! Saiu bem bonito, talvez mais bonito do q se fosse "amarelo torrado" ;-)
Parabens
Ps: e o micas? ainda vai "asneirando" muito?

CrisB disse...

Gintoino, tens razão, este valeu a pena ter vindo trocado.
O Micas. Bem o Micas está na altura de asneirar. Como é muito pequenino, começou agora a descobrir tudo,e bem, já a terra das minhas flores anda num "virote", já consegue subir ao sofá (adora lá dormir), tenho que ter imenso cuidado com os fios, porque quer roê-los, enfim, no que me fui meter...
Cris

anete joaquim disse...

Valeu mesmo, a troca! É bem lindo, o teu lírio! E, pelos vistos, andas às voltas com animais bem irrequietos e traquinas quanto a minha Queen!!!

greenman disse...

Não saiu torrado, mas saiu muito bonito...

Quem é o Micas???

CrisB disse...

Agora já cairam as pétalas, esse sitio ficou tão triste.

Green, o Micas é o novo desafio que me foi proposto: um GATO, a viver em conjunto com as minhas plantas. Por agora ainda é pequenito, apesar de já saltar para os vasos, roer as folhas, enfim, disparates de gato bébé.

Um dias deste faço a apresentação oficial, lol

Cris

Miguel Jorge disse...

Quando comprava bolbos avulso nas casas de bolbos, aconteceia-me muitas vezes os liliums virem com cores completamente diferentes, o que algumas vezes era uma boa surpresa e outras não tinha graça nenhuma. Depois apercebi-me que havia pessoas que pegavam nos bolbos, duvidavam,escolhiam, voltavam a colocar nas caixas, misturando-os.A partir daí só tiro os bolbos do fundo da caixa e que à partida não foram trocados nem remexidos. Nunca mais me aconteceram surpresas.
De qualquer das formas o teu lírio e muito bonito.
Este ano estou triste porque os meus que tinha comprado o ano passado tinham dado em média 6 botões por pé, este ano têm um só botão.Isto sem os ter mudado de vaso ou de sítio...snif

CrisB disse...

Miguel, eu também fiz isso com alguns Liliums que compre avulso - fui ao fundo da caixa, mas... Os bolbos já devem vir assim trocados dos armazenistas ou produtores, penso eu. Um dia falei com um armazenista que me disse que se eu quisesse um Lilium de uma cor especifica e quisesse ter a certeza de que era aquela mesma cor, o bolbo sairia muito mais caro. às vezes chego a pensar que o que compramos é o refugo.
Também já comprei n vezes nos Hiper e quase nunca saem da cor da foto da embalagem. Mais refugo.
De vez em quando lá sai uma rareza, que deve ter caido na caixa do refugo por distração, lol.
Cris

Vitor Lopes disse...

Boa bola.
Hoje é só encontrar blogs de imagens lindas.

CrisB disse...

Alberto, depois de ver as tuas fotos, sinto-me lisonjeada com o teu comentário.
Obrigada pela visita.
Cris

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...