Páginas

" Se não houver frutos, valeu a beleza das flores;
se não houver flores, valeu a sombra das folhas;
se não houver folhas, valeu a intenção da semente"
Henfil

quinta-feira, 31 de maio de 2007

Para começar


Esta Primavera tive este presente, que para mim é muito especial, já que foi fruto de umas sementes silvestres que colhi há dois anos. É uma planta que só dá flor no 2º ano, mas vale a pena a espera. Não cresceu tão alta como a progenitora, que tinha mais de 1 metro de altura. Colhi as sementes quando fui passar uma tarde no Rio Bestança, que posso-vos dizer, tem as águas tão límpidas que até se vêm os peixinhos. O fundo é repleto de pedras, daquelas pedras redondas, todas encima umas das outras, é há umas enormes que até saem acima do nivel da água. Bem , pelo menos naquele sítio é assim, é como uma mini-praia fluvial.

Voltando à Digitalis, logo na margem do rio, lá estavam elas, imponentes na sua floração rosa fuschia escuro, mas algumas já tinham terminado a floração e amadurecido as sementes. Colhi algumas, guardei-as religiosamente, e no inicio da Primavera lancei-as à terra. De todas as que nasceram, só estas foram adiante. Agora já estão elas a ganhar sementes, com a preciosa ajuda deste incrível insecto, que cada vez que entrava dentro de uma das flores, sacudia cá para fora quase todo o pólen, tanto pólen caia que polvilhava as folhas de branco.

5 comentários:

gintoino disse...

Lindas!

anete joaquim disse...

São bem bonitas! És uma semeadora nata, pelos vistos! O que tenho andado a perder por estas bandas! Desculpa a ausência, mas tenho tido dias muito trabalhosos na quinta. Hoje tirei folga da jardinagem. Vou trabalhar esta semana e preciso estar descansada (o que não acontece!).

greenman disse...

Muito bonitas... parecem sinos!

E não há sementes 'prós amigos'??
:-)

CrisB disse...

Obrigada por gostarem da minha Digitalis.

Green, é claro que há sementes para os amigos.

Cris

Beatriz disse...

Cris,fiquei muito feliz por você ter visitado meu blog.Mais feliz ainda fiquei ao ver sua dedicação,seus cuidados,suas fores são maravilhosas,principalmente esta.Continue assim trazendo cada vez mais novidades.

Felicidades!!!!!!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...