Para quê outro título?
É o primeiro ano que as tenho, alías, tenho estes 4 bolbos desde o Verão passado, quando já estavam em dormência.
Desde o Outono quando apareceram as primeiras folhas, que não tiro os olhos desta planta.
Tem um ciclo de crescimento espantoso: inicialmente as folhas formam uma roseta. Após uns dois meses, começa a surgir um caule, sempre com folhas. À medida que o caule vai crescendo, as folhas vão diminuindo de comprimento, até que começam a aparecer os botões florais, todos muito juntinhos, e já quase sem folhas.
Assim que a flor está prestes a abrir, o botão deixa de estar virado para cima e descai para ficar na horizontal.
E a partir daqui, palavras para quê? Só se for para dizer que tem um cheiro delicioso, fresco, doce, subtíl e não encontro mais palavras para descrevê-lo. Nem os Liliums Orientais, que cheiram maravilhosamente, conseguem este aroma único próprio da espécie botânica.
3 comentários:
São lindos! Há dias apareceu-me um no jardim, completamente fora do sítio, e num local um tanto negligenciado. Pareceu-me ter espírito de sobrevivente, uma vez que deve lá estar há anos e a rama deve ter sido destruída nos últimos anos, porque não tem aparecido. E agora lá está, completamente desenquadrado, mas lindo na mesma!
Ora aí está uma flor q adoro. Tem um perfume inigualavel! Infelizmente n o tenho visto à venda, nem sei se será adequada ao meu jardim (q pretendo q tenha só plantas com pouca necessidade de rega)Enquanto isso vou-me deliciando com as fotos (pena q não tenham cheiro!)Já agora, para quando uma foto do famoso Micas?
Pelo que vi, esta planta é muito resistente. Já vi uma a crescer quase silvestre, sem ser regada nem cuidada.
Cris
Enviar um comentário