" Se não houver frutos, valeu a beleza das flores;
se não houver flores, valeu a sombra das folhas;
se não houver folhas, valeu a intenção da semente"
Henfil

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Lachenalia

As Lachenalia amarelas estão quase a florir. Gosto de observar esta fase da evolução da flor.

The yellow Lachenalia are almost blooming. I like to observe this stage of the evolution of the flower.
Este ano decidi fazer uma experiência que já havia lido há algum tempo: propagar a planta através das folhas.
Há umas semanas atrás, ainda os botões das flores mal começavam a aparecer, retirei uma folha. Depois de dois dias a secar, coloquei a folha em terra e fui pulverizando sempre que me lembrava. Nos primeiros dias a folha murchou muito, mas aos poucos foi recuperando. Neste momento já existe algo na base dessa folha, o que quer dizer que a experiência resultou!


This year I decided to do an experiment that I had read some time ago: to propagate the plant through the leaves.
A few weeks ago, when the flower buds was starting to appear, I cuted a leaf. After two days to dry, I put the leaf on the soil and spraying whenever I remembered. In the early days the leaf wilted too, but was gradually recovering. Right now there is already something in the base of this leaf, which means that the experiment worked well!


Ao ver tal resultado, cortei mais duas folhas pela base e duas pelo meio (outra experiência). Já estão plantadas, agora vamos aguardar pelos resultados.

Seeing this result, I cut two more leaves over the base and two in the middle (another experiment). They are already planted, now lets wait for the results.

7 comentários:

Jolly Isaiah disse...

é sempre bom e reconfortante quando as nossas "experiências" resultam bem! :)

Cristina C disse...

Hello!
Interesting blog. Welcome to http://filmandotherstories.blogspot.se/
:) Take care!

Cláudia Sampaio disse...

Adoro o seu blogue e as suas experiências. Conheço alguém assim... :)

Maca disse...

E muito interesante ver espertar a natureza.Beijos

António Jesus Batalha disse...

Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
decerto que virei aqui mais vezes.
Sou António Batalha.
Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

Cristiane disse...

Estou amando suas experiências com as flores, eu tenho algumas aqui no meu jardim, faço experiências com frutas também, já tenho uma árvore de manga com uns 2,5metros que comi a fruta, depois vi germinar sua semente, não há mostra melhor de gratidão da natureza, é lindo mesmo ver crescer.
Faz dois anos tenho uma orquidea, que não deu flores mais, estava murcha e feia, mas fiquei observando e cuidando mesmo assim, agora ela está me presenteando com muitas mudinhas. Se quiser depois mando fotos.

alfacinha disse...

experiência aprovada com uma flor peculiar
abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...