Páginas

" Se não houver frutos, valeu a beleza das flores;
se não houver flores, valeu a sombra das folhas;
se não houver folhas, valeu a intenção da semente"
Henfil

domingo, 16 de setembro de 2012

Nasceram

Quinze dias depois de semeadas, começaram a nascer as Hemerocallis.

Há muito tempo que não tinha sementes desta planta, mas este ano, ao ter várias flores ao mesmo tempo, decidi polinizar-las para ver se conseguia algumas sementes. De todas as que foram polinizadas, apenas uma   foi avante. O mais interessante é que a planta donde tirei o polén é completamente distinta da planta que gerou as sementes. Muito mais pequena e de uma só cor. A outra é de flores grandes e de cor vermelha com riscas amarelas, e as pétalas são mais onduladas, assim como a flor não tem a forma tão tubular da outra.
Agora resta esperar que nasçam todas, que cresçam e que floresçam...essa parte vai ser uma total surpresa! Sairão à mãe? Sairão ao pai? Ou serão uma mistura de ambos? Ou ainda irão buscar características aos "avós"? Vamos ter mesmo que esperar para ver!


4 comentários:

Sandra disse...

¡Qué ganas de que crezcan y ver cómo serán!
Tenía muchas ganas de contarte que el viernes fue mi cumpleaños y mi madre me regaló una Hoya Bella llena de flores ¡es preciosa!
Me acuerdo mucho de ti, porque siempre has sido muy buena conmigo.
Un beso muy grande

José Antonio disse...

Olá Amiga eu também os tenho a nascer mas as minhas sementes apanhe ias em Palmela num jardim na festa das vindimas vamos ver quais são um abraço Almeida.

Ana Maria disse...

Que delícia ver as imagens do seu blog. No último ano, a única flor à qual me dediquei foi a minha filha Amarillys. Não vejo a hora de botar a mão na massa novamente.

CrisB disse...

Hola Sandra, que gusto verte por aqui:) Ya llego muy tarde, pero te deseo muuuuuuchas felicidades, tu lo mereces, eres una persona muy querida:) Esa Hoya bella debe de ser una maravilla cargada de flores! Disfruta mucho de ella;) Un beso muy grande y viene siempre que quieras, me gusta mucho tu visita:)

Jose António, é sempre uma surpresa ver as plantinhas as nascer e maior ainda quando florescem:) Espero que a sua sementeira corra bem:)

Ana Maria, muito obrigada, fico muito contente de que goste do meu blog:)A sua filha Amaryllis é uma flor muito especial, por isso faz muito bem em dedicar a ela todo o tempo de que dispõe. Bjo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...