" Se não houver frutos, valeu a beleza das flores;
se não houver flores, valeu a sombra das folhas;
se não houver folhas, valeu a intenção da semente"
Henfil

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Finalmente





Hippeastrum petiolatum

Muitas vezes pensamos em desistir, em deixar de acreditar...mas passado algum tempo chegamos à conclusão de que valeu a pena não ter tomado nenhuma dessas atitudes! Quando menos esperamos, eis que vislumbramos a luzinha ao fundo do túnel, e neste caso, foram as flores deste Hippeastrum semeado há três anos. É uma exemplo muito simples, com uma simples planta, mas que se pode aplicar nas mais diversas situações que se nos deparam todos os dias. 

14 comentários:

crinum malacitano disse...

Muchas felicidades Cris. Es precioso, el mío tambien floreció a los 3 años. Saludos. Juan

Cris disse...

Muchas gracias Juan!!!! Y yo que via las fotos de los tuyos y pensaba: porque los mios nos florecen?? Y al final levaran el mismo tiempo en hacerlo. Estoy muy contenta con esas flores, son una pequeña maravilla! Saludos

Ventura disse...

Cris, me imagino lo cotenta que debes de estar y me alegro mucho por ello.

¿Es muy grueso el bulbo? Mis petiolatum son muy lentos en producir hojas, pero espero que al tercer año también florezcan.

Saludos,

Ventura.

Juanba disse...

Enhorabuena Cris por no desistir en tu intento. Son preciosas. Espero que esa misma luz al final del túnel la veas pronto con Rhodophiala bífida. Saludos.

Maca disse...

De certo nunca hay que perder a esperança,mais valeu a pena a espera.
Fermosísimo hiperastrum.
:).BJS

Chomp disse...

Tengo uno que tardo cinco años, precisamente este me regalo dos flores, y eso me hace muy feliz.

Saludos.

Maca disse...

Querida amiga a flor de lys ja floresçeu no meu jardín,
E realmente fermosa, fico muito obrigada polo presente :)
.BJS

Leodegundia disse...

Vengo del blogs de Maca y me quedé asombrada con la cantidad de bellísimas flores que muestras en tu blog.

Un saludo

beto pistelli disse...

Cris, há uma semana começou o inverno forte, geou forte no sul do país e aqui eu já tinha arrancado as folhas do Amaryllis flower e do outro bolbo, este soltou um filhote, no ano que passou o inverno de 2011 foi muito fraco e as folhas resistiram e apenas o comum floriu, os vasos estão iguais a antes, não tirei da terra, não dou água ( quase nada, só para as plantas suculentas que estão a florir e vou postar no meu youtube, os hyppeastrum estão sem folhas e o blog PLANTAS SONYA me explicou em um post que é preciso cortar a rega para forçar a hibernação do bolbo.
Abraços a todos vocês aí na nação lusa e europeus ( sou cidadão ítalo brasileiro ) nascido no Brasil.

beto pistelli disse...

Dia 10 de julho o inverno foi embora e o verão voltou, as plantas não se enganaram porque o sol do inverno não fica no alto do céu e a temperatura é a mesma do verão nas semanas sem frentes frias, eu raciono a irrigação nos hippeastrum para simular inverno, deu certo e as plantas estão sem folhas, creio que na segunda quinzena de agosto o bulbo solte o primeiro pendão ( cada uma das plantas um ) e então passar a irrigar os vasos sem secar completamente a terra.

Beto Pistelli disse...

Este inverno está quente igual verão e com tempo seco como os invernos, a umidade é de deserto do Saara, os meus hyppeastrum ( os que aparecem quando eu posto no youtube a série Amaryllis flower , este ano já tem a 2012 bolbos em repouso, as flores estavam apontando e agora os pendões das duas plantas, a totalmente vermelha Amaryllis Flower e a outra com o centro com um pouco de branco.
Quando florirem eu mando outro filme, este ano floriu em janeiro e coloquei 2012 mas era 2011-12 se fosse mais preciso. bjs

beto Pistelli disse...

Estão os Amaryllis flower a florir, o vermelho com flores maiores este ano surpreenderam-me com o número de flores em cada cabo ( pendão ), seis no que está com flores e o outro com cápsulas de sementes ( estão como uma semana de crescimento e o outro cabo está com flores imensas ).
O hippeastrum que dei mais atenção nestes seis anos filmados no youtube é o totalmente vermelho que durava mais, flores menores e NÃO DAVA SEMENTES, este ano vai dar sementes e a flor durou só quatro dias. O INVERNO ESTÁ MAIS QUENTE QUE UM DIA DE VERÃO, CHEGA A 33 GRAUS CENTÍGRADOS e umidade a 15% nos dias mais secos e NÃO CHOVE DESDE JUNHO QUANDO ESCREVERA OUTRO COMENTÁRIO NESTE POST.

Anónimo disse...

Para essa flor florir sempre, é só cortar as folhas qdo terminar a floração. Nasce tudo de novo e em seguida vêm as flores

Cris disse...

Amigos, me discúlpen lo retraso en la respuesta a vuestros comentarios:(

Ventura, los bulbos son pequeños, eso que floreció no tiene más que uns 3 o 4 cm de diametro. Ojalá el año que viene el tuyo también te florezca:) Saludos

Juanba, esa mala racha de desistir ya pasó, y ahora la voluntad de seguir ha llegado aún con más fuerza. La flor de la Rhodophiala será "la cereza en el cimo de la tarta", jeje, pero está difícil...ahora estan con hojas, bien bonitas, pero solo hojas.

Amiga Maca, fico muito feliz em saber que a flor de Liz floresceu, foi um gosto enviar-lha:) Bjo

Chomp, a veces tardan tanto que nos aburrimos, pero son asi mismo, caprichosos como ellos mismo, jeje...esta primavera voy abonar los mios, para les dar una ayudita;)

Leodegundia, muchas gracias y vuelve siempre, será un gusto recibirte aqui en mi pequeño espacio:) Saludos

Beto, peço desculpa, mas tinha os comentários muito atrasados e hoje decidi abdicar da minha hora de almoço para responder a todos. Por aqui já chegou o Outono, e desde ontem há noite já se sente o frio, aquele frio que já pede casacos e camisolas. Até aqui tem estado um tempo muito bom, alguns dias mesmo parecendo de Verão.

Anónimo, é um pouco estranho, porque é das folhas que se alimenta o bolbo, e se as cortarmos vai dispender energia a formar novas folhas e não flores. No entanto, agradeço o seu comentário, presumo que seja baseado na sua experiência própria. Cumpts

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...