Páginas

" Se não houver frutos, valeu a beleza das flores;
se não houver flores, valeu a sombra das folhas;
se não houver folhas, valeu a intenção da semente"
Henfil

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Quem disse que o Alentejo era árido?

Não se limitem a imaginar este sitio, ele existe mesmo e podemos visitá-lo no Alentejo. Sim, no Alentejo. Situado no Sudoeste Alentejano, este jardim é digno de ser divulgado.
É um jardim muito fresco, com muitas árvores, canas de bambu, heras que envolvem os troncos das árvores com as suas folhas, com pequenos rianchos artificiais, feitos com pedras, cujo som da água a correr ou a cair como se fosse uma mini-cascata nos faz parar, fechar os olhos e ali ficar a ouvi-lo.
Tem pequenas pontes feitas de madeira, com lagos ou atravessando os riachos, onde crescem plantas aquáticas, coabitando com alguns anfíbios.
Todo este micro-clima é um chamariz para muitos pássaros, borboletas, libelinhas e abelhões.
Quanto às plantas, é um regalo para a vista poder ver as Fuchsias em todo o seu esplendor, havendo-as de todas as cores.
As Hortênsias deliciam-se com a frescura do terreno, estando plantadas junto aos riachos, com as raizes sempre bem hidratadas.
Sem serem controladas, as Crocosmias crescem selvagens por onde lhes apetece. As Cannas também se dão muito bem, atingindo alturas consideráveis. Já para não falar dos Amores- Perfeitos, das Tagetes (Cravos-Túnicos), das Impatiens (Alegrias-da-Casa)da Hortelã "brava", das Campsis, e tantas outras.
Se poderem, não deixem de visitar o "Jardim das Águas", muito perto de Odemira.

6 comentários:

Espaço do João disse...

Pois,pois. A Anete diz que não consegue ter hortensses em casa e , nós no Alentejo coseguimos as cores que quizermos. Basta mandar analizar a terra e sabemos o que plantar. Afinal sempre vale a pena ser Alentejano,pese embora eu seja madeirense desnaturado. Eu consigo tê-las de vária cores, até brancos. E esta hem... Bjs.João

greenman disse...

Onde é que fica esse jardim???
(eu sou daí perto)

CrisB disse...

João, eu prefiro ver as Hortênsias nestes jardins, assim repletos de frescura. Aqui não se dão muito bem. Se em vez de raizes, tivesse bolbos, eu ainda pensava duas vezes, lol.
Green, este jardim fica muito perto de Odemira. O caminho que eu sei é: se vieres de S.Teotónio, chegas a um entroncamento, em frente fica um restuarante, para a esquerda vais p/Odemira, e para a direita, segues aí um ou 2 Km, e logo à tua esquerda tens a indicação de Jardim das Águas.
Sou um desarte a indicar caminhos, com um pouco de sorte ainda vias parar ao Minho, lol.
Como gostas muito de Brincos de Princesa, ou Brinquedos como lhes chamam lá, vais adorar.
Cris

Espaço do João disse...

Olá Cris. As hortênsses dão-se bem em quase todo o país.Gostam do sol da manhã e sombra na parte da tarde.Devem ser podados,no fim do outono deixando dois ou três borbulhas. As astes dos cortes devem ser plantadas em viveiro e depois transplantadas para lugar definitivo. Pelos meus lados eu costumo podá-los depois de Janeiro, visto as geadas por cá serem severas. Acontece que as podas deito-as no lixo de compostagem e muitas das vezes rebentam como se tivessem sido plantados. É uma flor que se obtém em várias cores consoante a acidez do terreno .Os técnicos agrários analizam as terras se são muito ácidas ,ácidas, pouco ácidas ou alcalinas e indicam o que se deve adicionar para obtermos o desejado.Entre as várias qualidades de terra teremos várias tonalidades de cores, a partir duma só cor. Curioso, não é? bjs João

CrisB disse...

João, obrigada pelo ensinamento.
Mesmo assim, prefiro as minhas queridas bolbosas, não deixando de gostar de ver as Hortensias (nos outros jardins).
Já tive duas, plantadas a uma distância de uns 20cm (eram muito pequeninas), tinham pegado de estaca. Quando deram flor, uma era cor de rosa e a outra azul. Curioso, não? Aquele pedacinho de terreno deveria ter qualquer coisa que o outro ao lado não tinha.
Cris

Anónimo disse...

As hortensses quando plantadas pela 1ª vez dão a cor real, depois é que vão mudando de cor conforme já disse outra ocasião. Até chegam a ficar brancas . Tudo depende do terreno. João

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...