Páginas

" Se não houver frutos, valeu a beleza das flores;
se não houver flores, valeu a sombra das folhas;
se não houver folhas, valeu a intenção da semente"
Henfil

sábado, 23 de junho de 2007

Tão pequena!

Pouco ou nada sei desta planta. Até há bem pouco tempo nem sabia como se chamava.
Deram-me um rizoma muito pequenino, já plantado no vasito onde ainda está, e disseram-me que dava uma flor branca "nada de especial".
Há umas semanas atrás, apareceu uma pequena espiga. Fiquei admirada por a planta ser tão pequena e ir já dar flor. Passados uns dias, lá estava a sua florzinha já aberta, "muito especial", para mim, lindíssima, apesar de ser muito pequenina, é dona de uma grande beleza.
A flor só durou um dia, mas na mesma espiga dá várias, hoje já abriu outra.
Chama-se Dietes, não sei a variedade.

16 comentários:

Anónimo disse...

¡Hola Cris!

Que flor más preciosa!...es tan delicada como una orquídea.
Me encanta tu blog
Un beso desde Gran Canaria-España

Rosaterciopelo

Anónimo disse...

Que beleza! Gosto imenso de flores como bem sabe. Tenho percorrido alguns viveiristas mas, ainda não tinha encontrado semelhante espécie. A Cris tem bom gosto e sabe destinguir o que é belo. Continue a presentear-nos com todas essas formosuras. Cump. J.S.

Paulo disse...

Tão pequena mas tão bonita. Mais uma do teu jardim que eu não conhecia.

CrisB disse...

Rosaterciopelo, realmente la flor es muy bella, y es tan pequena.

JS, ando constantemente à procura de novas flores, por vezes é dificil e frustante. Há umas semanas semeei Rodophiala Bifida, só nasceu uma, cuidava-a com todo o carinho. Um destes dias não resistiu e murchou. Não vou desistir, hei-de ter uma Rodophiala.
Por isso, quando nasce uma nova flor no meu jardim, é com muita satisfação que a partilho convosco.

Paulo, realmente é muito pequena, tem mais ou menos 4cm de diametro.

Cris

Anónimo disse...

Cris, obrigada por estas preciosidades! Eu tenho no jardim uma Dietes (só agora soube o nome dela) e também acho que as flores,embora efémeras, são lindíssima! A minha veio da Ilha da Madeira e dá flores praticamente durante todo o ano.
Teresa

CrisB disse...

Teresa, sim, estas flores são lindíssimas. E assim, com a zoom da máquina, ainda dá para ver melhor todos os pormenores.
Curioso, quem me deu esta planta também se chama Teresa e também a trouxe da Madeira.
Obrigada pela visita e volte sempre que quiser.
Cris

greenman disse...

Para uma flor 'nada de especial' tens aqui uma pequena jóia da natureza!!!
:-)

Parabéns!!

Crix disse...

Muito bonita mesmo!!
Felizmente que nem todos têm o mesmo conceito de 'nada de especial', rsrs
Abraço

Anónimo disse...

uau! os padrões das tépalas são incríveis!

CrisB disse...

Eu também a acho deveras bela.
Agora parece que está a ganhar sementes. Será? Estou curiosa.
Cris

anete joaquim disse...

Bem, se isto é "nada de especial", gostava de ver o caixote do lixo de quem ta deu!!!!! É um espanto! tens flores muito lindas, cris.

teresa g. disse...

Linda!!!

Juanillo disse...

Hola Cris muchas gracias por tu apoyo me alegro de que te gusten las fotos... un abrazo y excelente lirio.

CrisB disse...

Anete, Jardineira, obrigada. Eu própria não me cansava de olhar para ela. Agora está a dar sementes. Depois mostro-vos.

Juanillo, me gusta mucho visitar tu blog. Continua poniendo flores, yo siempre que pueda, te visito.

Cris

Anónimo disse...

Olá Cris
Já tinha vindo aqui, mas não tinha deixado recado, e vendo a sua duvida, entrei aqui. Gosto muito dos bulbos também, os Crinuns, Hemerocallis e outros fazem agradáveis surpresas em um jardim. A Íris branca é a Dietes iridioides ou Dietes vegeta, tem folhas longas finas lanceoladas, e mais de uma variedade; esta sua está muito parecida também com a flor da Dietes grandiflora. Muito bonita, assim como muitas outras por aqui.
um abraço Lucia

CrisB disse...

Lucia, obrigada pela visita e pelo nome da variedade da Dietes. Adoro esta planta. Agora tem duas cápsulas de sementes a amadurecer.
Volte sempre ao meu jardim.
Cris

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...