Páginas

" Se não houver frutos, valeu a beleza das flores;
se não houver flores, valeu a sombra das folhas;
se não houver folhas, valeu a intenção da semente"
Henfil

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Memórias de infância

Os cóleos levam-me a viajar ao passado, aos meus tempos de infância, às tardes passadas na casa de uma vizinha que tinha muitas flores, e, que os cóleos eram uma das suas paixões. Tinha-os de muitas cores, uns lisos, outros de folhas frisadas, uns com cores escuras, outros muito verdes, outros ainda como este, muito coloridos. E o tamanho que alcançavam era impressionante, parecia que viviam numa floresta tropical, as folhas enormes, a altura das plantas quase que chegava ao metro, se não ultrapassava essa medida em alguns casos. E havia os que tombavam. Estavam colocados em prateleiras, e, em vez de serem conduzidos para crescer para cima, a minha vizinha cortava os caules e ao rebrotarem, iam crescendo no sentido lateral e acabavam por pender...que lindos que eram os cóleos da minha vizinha!

Já nesse tempo me fascinava ver que de um pequeno talo dessa planta, se colocado em água, ao fim de alguns dias começava a emitir raízes e se podia podia plantar. 

Lembro-me também de que se retiravam os botões das flores, logo assim que apareciam, porque diziam que se se deixassem as flores abrirem, que a planta começava a definhar e morria. O certo é que, devido a isso, só muitos anos mais tarde é que vi a flor de um cóleo.

Não me lembro desde essa altura de voltar a ter estas plantas, por mais que busque nos confins da minha memória, não encontro lá nenhuma imagem de ter tido cóleos...provavelmente até tive e não me lembro...mas talvez não. 

Há umas semanas encontrei esta planta à venda, junto com outras da mesma espécie. Mas esta chamou-me a atenção pelo seu colorido e pelas recordações que me trouxe. Veio comigo para casa, assim como as saudades de voltar a ser criança...


 Solenostemon scutellarioides (Linnaeus) syn. Coleus blumei 

5 comentários:

Ðú® disse...

Na casa da minha mãe tem esta folhagem, gosto por demais. Ela muda de cor se estiver na sombra.

Miguel Jorge disse...

Tenho as mesmas lembranças de infância...uma vizinha que vivia no último andar do prédio colecionava cóleus e eles cresciam imenso nos vasoa alinhados pelas escadas do prédio naquela espécie de estufa. Soube mais tarde que se podem semear e se vendem em saquinhos de sementes...

beto Pistelli disse...

cóleos ou coléus, a segunda maneira é falada no Brasil, não sei se é certa mas é direto da língua latina e nosso idioma é elástico. Remete também ao meu passado em São Paulo quando nas casas haviam jardins na frente.
Eu tenho mão boa para gerânios e cóleos, já os plantei por sementes, os gerânios foram duas vezes, a primeira vez eu era pequeno e minha planta liberou sementes que plantei e uma nasceu dando flor diferente da cor da planta mãe. Os coléus eu comprei de semente e morreram logo porque não tratei bem.
Gerânio eu comprei a semente em Tomar, Portugal quando eu fui no ano 2000 e na Rua do Pelourinho, no alto à esquerda para quem sobe há ( ou havia )uma loja de sementes e quase as perdi na alfândega do Brasil, eles sabem quem traz flores ou plantas, só passou uma cartela de sementes de gerânio, eu disse que a planta não dá semente e seria uma anedota para amigos. Passei, sou azarado e se tivesse uma única semente de planta ilegal estaria preso por até 15 anos.
Uma nação dois países independentes como a nossa nação luso-brasileira.
Orgulho-me do idioma e a nação, eu pretendo viajar mais e sair deste país prisão ( cortina de bananas ) que dificulta comprar coisas da Europa, se os policiais implicarem eles colocam um punhado de sementes de cannabis e é prisão por tráfico.
Uso é reprimido sem cadeia a doente e um pé em casa É GAIOLA 15 ANOS.
Plantador = grande traficante, pena máxima maior que do "comerciante de drogas", o traficante que pega 8 anos em média, 15 só com quadrilha ou armado. É MUITO JUSTO SER PRESO POR UMA ÚNICA SEMENTE COLOCADA NO BOLSO, no Brasil isto é carne de vaca. TONELADA PASSA, uma semente pode ser plantada no bolso, é gaiola e por isto eu baixei a testa e disse que era simulacro de uma semente de gerânio que nunca dá sementes ( raro no Brasil, deu no meu vaso uma vez ).
ABRAÇOS A VOCÊ E TODOS OS AMIGOS DA NOSSA NAÇÃO E EUROPEUS DE TODAS AS NAÇÕES. kisses, besos, beijos, etc.

Maca disse...

Qué hermoso es que, una cosa ,por insignificante que parezca, nos transporte en el tiempo.
A mi me pasa muy a menudo, con muchas cosas que me rodean:).
TE deseo una Felices Fiestas y una entrada de Año jubilosa

Anónimo disse...

ola amigos, visite tambem: https://plantajade.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...